57ª AG – 2019: Dom Ricardo foi eleito em primeiro escrutínio para a Comissão para a Vida e a Família


 


 


Dom Ricardo foi eleito em primeiro escrutínio para a Comissão para a Vida e a Família


Na manhã desta quinta-feira, 9 de maio, dom Ricardo Hoepers foi eleito, em primeiro escrutínio, por maioria absoluta dos votos, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. “Pela promoção e defesa da vida e da família, eu digo sim!”, afirmou dom Ricardo ao aceitar a missão.


Bispo de Rio Grande (RS), dom Ricardo recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, no dia 14 de maio de 2016.


Nascido em 16 de dezembro de 1970, dom Ricardo ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, aos 15 anos e foi ordenado presbítero em 1999. Cursou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas em Curitiba.


Dom Hoepers fez mestrado e doutorado em Bioética e Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma. Atuou como professor na Faculdade Vicentina e, de 2002 a 2003, foi diretor da Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Curitiba; e coordenador geral do clero, de 2005 a 2008.


Também foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, além de assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência no Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Em agosto do ano passado, dom Ricardo Hoepers representou a CNBB na audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal. Leia o discurso de dom Ricardo.