A Conferência dos Religiosos do Brasil elege sua nova direção para o triênio 2019-2022  

Com o tema: “Consagradas e Consagrados em missão” e o lema: “Fazei tudo o Ele vos disser” (Jo 2,5), superioras e superiores maiores, coordenadores regionais, diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e membros do Conselho Fiscal, estão reunidos em Brasília (DF) até domingo (14), para a 25ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) que teve início dia 10 de julho.

Nesta sexta-feira, 12 de julho, tem início o processo eleitoral que escolherá os religiosos que estarão à frente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) pelo próximo triênio (2019-2022). Os consagrados, através de voto secreto, elegerão presidente, vice-presidente, diretoria nacional e conselho fiscal. O processo se dará em dois escrutínios se necessário.

“Eu espero dessa Assembleia é que seja um momento assim de retomada da nossa vida consagrada avaliando triênio passado e nos preparando para o próximo triênio”, destaca a atual presidente da CBR, irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, da Congregação das Mensageiras do Amor Divino.

Arquivo CRB Nacional

O encerramento do primeiro dia de AGE, na quarta-feira, foi com a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo. Em sua homilia, dom Walmor destacou que a Igreja ama, reverencia e muito precisa da vida religiosa consagrada para seu o caminho missionário.

“Sem essa força a Igreja fica mais murcha. Porque ela murcha por muitas razões, mas sem a força bonita, viçosa e profética da vida religiosa consagrada ela perde força. A sua velocidade na missão que precisa ser mais acelerada, cada dia mais, se torna mais lenta. Demos Graças a Deus pela riqueza de cada carisma, de cada vida religiosa. Como é importante, como precisamos e como nosso mundo precisa”, disse.

Na quinta-feira, a Santa Missa foi presidida Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. Em seguida, os religiosos apreciaram o relatório de atividades do Triênio – 2016/2019; foi apresentado o tema da 25ª AGE e o lema do triênio e antes do encerramento foi realizada uma prévia da eleição para presidente Nacional da CRB, que será efetivada na tarde desta sexta-feira.

Após prévia feita no final da tarde do dia 11 de julho, a Assembleia da 25ª AGE reelegeu por mais três anos, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad. Convidada a responder se aceitava assumir essa missão, disse Irmã Maria Inês: “Em primeiro lugar, obrigada pela confiança! Eu tenho certeza que Deus me pediu esse serviço e preparou o caminho, na comunhão com os consagrados e consagradas. Em janeiro fiz um retiro para fazer o discernimento, porque eu percebia, pela caminhada, que Deus ia me pedir mais serviço à Vida Consagrada. E eu me lembro das palavras do orientador que me disse: – Não faça nada para ficar, não faça nada para sair. Esteja nas mãos de Deus. Então, Ele me preparou.”

Posse da nova presidência – A atual presidência permanece em suas funções até o término da 25ª Assembleia Geral Eletiva, onde serão empossados os religiosos eleitos para a nova presidência da CRB Nacional. A cerimônia de posse acontece na manhã do próximo domingo, 14 de julho.