A estratégia de comunicação da Igreja no Brasil é discutida entre CNBB, RCR e Signis

A diretoria da Rede Católica de Rádio (RCR) e Signis Brasil se reuniu novamente, nesta quarta-feira, dia 11 de março, em Brasília (DF), com a equipe da Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No encontro, coordenado pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foram aperfeiçoadas as estratégias de comunicação na Igreja no Brasil e discutidos os projetos de linha editorial de evangelização para os veículos de comunicação. De acordo com o assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Tiago José Sibula Silva, a comunhão foi o ponto alto da reunião.

Padre Tiago José Sibula Silva. Foto: Caio Lima/CNBB

“Nós estamos estreitando os laços com a Signis Brasil e RCR. Desejamos construir essas pontes para que a gente possa trabalhar na ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Relacionando, sobretudo, as questões pastorais com os veículos de comunicação. Por isso, nós traçamos alguns planos estratégicos em vista de alcançar o povo de Deus de qualquer forma”, destaca.

A vice-presidente da RCR, Joelma Viana, disse que no encontro foi feito um resgate do caminho que a que a associação vem traçando com a CNBB. Diálogo que, segundo ela, vem desde ao ano passado.

Joelma Viana, vice-presidente da RCR. Foto: Caio Lima/CNBB

“A ideia é rever o que já tinha sido feito. A participação da CNBB nos nossos congressos, nas reuniões tanto da RCR quando da Signis Brasil e depois traçar um passo para o futuro. O que nós estamos pensando em fazer e trabalhar com a CNBB agora é juntar forças para fazer uma comunicação realmente evangelizadora”, disse.

A expectativa segundo o presidente da Signis Brasil, Alessandro Gomes, é que as instituições estejam cada vez mais próximas e falando a mesma língua. Segundo ele, a palavra que resume a reunião é “comunhão”.

Alessandro Gomes, presidente da Signis Brasil. Foto: Caio Lima/CNBB

“A signis Brasil com seus departamentos de rádio e televisão, internet, impresso, jovens, educomunicação e pesquisa e outros que estão por vir, traz a proposta para que nós nos aproximemos cada vez mais. De encontro a essa nossa proposta, a CNBB também traz a proposta de maior aproximação, diálogo e trabalho conjunto, união até porque somos todos de uma só igreja e temos o mesmo objetivo que é a construção do reino aqui na terra”, disse.

Para o presidente da Signis Brasil, a comunicação é estratégica. “Nós avaliamos a reunião como positiva e começamos os primeiros passos juntos CNBB e Signis Brasil numa perspectiva mais estratégica”, ressaltou.

Também participaram da reunião, a assessora de comunicação da CNBB, Manuela Castro e o diretor da Signis Brasil, padre Sérgio Gheller.

Finalidade da Signis e RCR

A Signis é uma associação católica internacional, com reconhecimento Pontifício. Foi iniciada em 2001 com a convergência das associações católicas anteriores, relativas à imprensa, cinema e vídeo, rádio, televisão e profissionais da comunicação.

A RCR é uma associação de emissoras de rádio vinculadas a organismos da Igreja Católica e emissoras leigas de inspiração cristã, que prestam serviços às comunidades, paróquias e dioceses em suas regiões. Fundada em 1994, a rede de rádios fortalece a Igreja no Brasil por meio da comunhão entre emissoras que trabalham de forma colaborativa utilizando da força criativa do rádio para evangelização.

Fonte: CNBB