Análise de conjuntura e pesquisa com lideranças marcam 2º dia da Assembleia Diocesana de Crato

O segundo dia da Assembleia Diocesana de Pastoral começou nesta quinta-feira, dia 15 de novembro, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, com a Oração da manhã. A análise da atual conjuntura, com seus desafios sociais, políticos e econômicos, foi proposta pelo Padre Manfredo Araújo de Oliveira, da Arquidiocese de Fortaleza e professor da Universidade Federal do Ceará, convidado para assessor o encontro.

Recordando que a “conjuntura nos interpela”, o sacerdote afirmou que é preciso refletir: “Crescemos ou retrocedemos socialmente?”. A partir da resposta, pensar como os quatro pilares, “Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária”, podem ser concretizados nas paróquias e comunidades.

“Como seremos porta-vozes e proclamadores da Palavra de Deus neste mundo marcado pelo individualismo e pelo consumismo exacerbados? Como vamos poder iluminar a vida das pessoas diante dos desafios que essa conjuntura nos interpela? A tarefa da Assembleia Diocesana de Pastoral é perguntar como temos caminhado”, disse.

Outro ponto que iluminou as reflexões foi a pesquisa aplicada às lideranças paroquiais e apresentadas pelo bispo Dom Gilberto Pastana. Mais de quatro mil pessoas ajudaram a respondê-la e mostrar o rosto pastoral da Diocese de Crato. Dentre os pontos evidenciados, está à presença dos Círculos Bíblicos nas comunidades, que oportuniza a partilha da Palavra de Deus e como concretiza-la na vida, e a Pastoral de Conjunto, que reúne e uni diversas pastorais nas linhas de trabalhos paroquiais e comunitários. Os resultados dessa pesquisa também vão ajudar no aperfeiçoamento da ação evangelizadora, principalmente voltada à formação dos leigos, por exemplo.

A partir da análise da própria realidade local, motivada pela exposição do Padre Manfredo, os dados da pesquisa com as lideranças e os quatros pilares propostos pelas Diretrizes da Igreja no Brasil para os próximos quatro anos, “Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária”, os participantes, divididos em suas respectivas foranias, elencaram desafios e refletiram propostas de ação.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação