(Arqui)dioceses encaminham orientações para funcionamento de igrejas

Na tarde de ontem (05/04) as dioceses de: Crato, Crateús, Itapipoca, Iguatu e a arquidiocese de Fortaleza emitiram Notas e Comunicados abordando as orientações para serem seguidas mediantes novo Decreto do governador, Camilo Santana, anunciado na noite do domingo (04/04). Na capital cearense, o lockdown completou um mês no último dia (05) e no restante do estado as medidas estão em vigor desde o dia (13).

Nas Notas e Comunicados emitidos pelas (arqui)dioceses abordam também o decreto do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, que decidiu autorizar a realização de cultos e celebrações religiosas em todo o Brasil.

“Mesmo com a autorização do Ministro Kassio Nunes Marque, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberando os cultos presenciais nas instituições religiosas, em período de isolamento social, o governo do Estado diante do cenário da pandemia que ainda inspira preocupação quanto à capacidade de atendimento da rede de saúde pública e privada, através do Decreto Nº 34.021, de 04 de abril de 2021, prorrogou o isolamento social no Estado do Ceará, nos termos do Decreto Nº 34.005, de 27 de março de 2021, até 11 de abril de 2021, recomendando às instituições religiosas que continuem procedendo com suas celebrações de forma virtual”, relata o Comunicado da arquidiocese de Fortaleza.

Dom Vasconcelos, bispo de Sobral, ressalta que “estamos vivendo um momento gravíssimo da pandemia, em elevado índice de contagio e muitos óbitos diários, e reafirmando o nosso compromisso e a nossa responsabilidade pastoral na luta conta pandemia”, afirmou o bispo que também é Presidente do Regional NE 1, em sua Nota.

A Nota da diocese de Iguatu orienta, “não é uma situação desejada por nenhum de nós. Tudo isto tem nos causado dor e sofrimento. Porém, considerando o elevado número de casos de contaminados e até de óbitos no território de nossa Diocese, vemos a necessidade de colaborar com as providências cabíveis de combate ao Covid 19. Conclamamos um esforço conjunto em prol de vacinas para todos e pedimos a comunhão e a unidade, no testemunho de uma Igreja que defende a Vida em primeiro lugar”, ressalta o pe. João Batista, Administrador Diocesano.

Por: Setor de Comunicação do Regional

Imagem: Pascom Pirambu – arquidiocese de Fortaleza