BASÍLICA SANTUÁRIO REFORÇA PRECEITOS ECOLÓGICOS DO PADRE CÍCERO ROMÃO POR MEIO DO PROJETO ECO JUÁ

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Especialmente em 2020, no âmbito das comemorações pelos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, através do Instituto Monsenhor Murilo, reforçou o compromisso com os preceitos ecológicos do patriarca da nação romeira ao firmar parceria com a empresa Sabão Juá, que desenvolve o projeto Eco Juá no qual é proposto duplo objetivo: ambiental e social. A iniciativa começou em 18 de janeiro.

“Queremos resgatar tudo o que o padre Cícero Romão ensinou e ensina, para que tornemos viva a sua mensagem. E uma de suas preocupações era a Natureza. Esta também é uma preocupação do Papa Francisco. Ele nos exorta a sempre cuidar da Casa Comum, afirmando ser ela responsabilidade de todos nós”, considera o reitor, Padre Cícero José.

A Basílica, então, motivou os fiéis a recolherem numa garrafa pet o óleo de fritura utilizado em casa. Cada litro depositado nos coletores distribuídos ao redor da Igreja Matriz e da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro equivale a R$ 1,50 que é contabilizado para o Instituto Monsenhor Murilo e destinado às famílias carentes assistidas pelo serviço social, ajudando a reduzir o impacto nos lençóis freáticos, para onde geralmente o óleo é descartado.

“A Basílica, por si só, já é um ponto turístico aqui de Juazeiro, que recebe romeiros de todo o Nordeste, obedientes aos ensinamentos do padre Cícero Romão portador de um viés muito social, voltado para o Meio Ambiente. Os Conselhos Ecológicos, ensinados por ele, são indispensáveis para que tenhamos uma boa vida no futuro. Com certeza esse projeto presente aqui vai abranger, além do estado do Ceará, todo o Nordeste”, enfatizou o idealizador do projeto, o empresário Assis Magalhães.

O óleo coletado pode ser reutilizado de diversas formas: desde a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina e biodiesel, até ração para animais.