Bispos e Dioceses – Iguatu

Dom Edson De Castro Homem

Dom Edson De Castro Homem

Filho de Lazaré Andrade Homem e Maria Hercília de Castro Homem.

Nascimento: 17/04/1949

Local: Rio de Janeiro – RJ

Ordenações

Presbiteral: 18/10/1977 Local: Rio de Janeiro-RJ
Nomeação: 16/02/2005
Episcopal: 12/03/2005 Local: Rio de Janeiro-RJ
Posse: 12/03/2005
Posse: 27/06/2015 Local: Iguatu – CE Estudos

Estudos

Ensino Fundamental: Instituto Júlio Ribeiro – Rio de Janeiro-RJ.
Ensino Médio: Instituto São Francisco de Sales e Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro-RJ.
Filosofia: Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro.
Teologia: Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro-RJ.
Pós Graduação: “Mestre em Teologia: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 1979. Título da Dissertação: “A participação dos simples cristãos nas decisões da Igreja e o Conselho Diocesano de Pastoral””; Mestre em Filosofia: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – 1996. Título da Dissertação: Paul Ricoeur e Ética do Desejo de Ser. Considerações sobre a obra: Conflito de Interpretações. Ensaio de Hermenêutica.”
Doutorado: “Doutorado em Teologia Espiritual”, na Universidade Gregoriana de Roma, com a tese: “A Espiritualidade da cruz no magistério de Paulo VI”, em 1981; Doutorado em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a tese “A ipseidade na ética argumentativa de Paul Ricoeur, em 2004.”

Atividade Antes do Episcopado

“Pároco das Paróquias: Nossa Senhora Reparadora, em Del Castilho; Santa Luzia, em Honório Gurgel; Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu, em Padre Miguel; Nossa Senhora da Luz, no Alto da Boa Vista; Nossa Senhora de Fátima, Furnas; São Lourenço, em Bangu. Membro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Prefeito de Estudos da Teologia e da Filosofia; Diretor Espiritual do Seminário Menor de São José, Coordenador da Comissão para o Diaconato Permanente. Diretor do Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro. Como professor de Teologia trabalhou na PUC/RJ, Instituto Superior de Teologia, Instituto de Filosofia e Teologia de São Bento. Como professor de Filosofia trabalhou no Instituto de Filosofia João Paulo II, Universidade Católica de Petrópolis, Instituto de Filosofia e Teologia de São Bento.”

Atividade como Bispo

“Vigário Geral; Animador do Vicariato Episcopal Urbano e do Vicariato Episcopal de Jacarepaguá, Bispo Responsável do Diaconato Permanente, da Associação Cultural, das Faculdades Católicas, Diretor do Instituto Superior de Teologia, Bispo Responsável do Instituto Superior de Direito Canônico, Diretor do Instituto Superior de Ciências Religiosas, Membro do Conselho da Fundação Pe. Leonel Franca, Bispo Responsável da Pastoral do Menor do Regional Leste 1 e da Comissão Arquidiocesana de Assistência aos Adolescentes Infratores. Conselheiro Espiritual da Legião de Maria no Brasil (2008).”

Livros Escritos

Vários artigos em jornais e revistas.
Maria da Nossa Fé – Paulinas

Lema

“Sufficit tibi gratia.”

Cúria

Rua Eduardo Lavor, 475
São Sebastião
63.500-000 Iguatu-CE
Fone: (88) 3581-0731
E-mail: curiadeiguatu@hotmail.com

Site da Diocese

www.diocesedeiguatu.org.br