Bispos e Dioceses – Iguatu

Dom Geraldo Freire Soares, Bispo de Iguatu

Dom Geraldo Freire Soares, C.SS.R., nasceu em 6 de janeiro de 1967 em Sertânia, Diocese de Pesqueira, no Estado de Pernambuco. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia em Recife, Pernambuco, e Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores-ITESP em São Paulo. Fez sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1996 na Congregação do Santíssimo Redentor e foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 2000.

No mesmo lugar onde foi ordenado presbítero, há 23 anos, dom Geraldo foi ordenado Bispo sob o lema episcopal “O Pão Nosso de Cada Dia”. A solene Celebração Eucarística de ordenação contou como Bispo Ordenante Principal, Dom Bernardino Marchió, Bispo Emérito da Diocese de Caruaru – PE e como Bispos Co-Ordenantes Dom José Luiz Ferreira Sales C.Ss.R, Bispo da Diocese de Pesqueira – PE e dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos C.Ss.R, Bispo da Diocese de Campo Maior – PI.

A ordenação diaconal foi celebrada no dia 7 de abril de 2000, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Garanhuns, presidida pelo então bispo de Garanhuns, dom Irineu Scherer. No dia 1 de agosto, na paróquia de São José, em Cruzeiro do Nordeste, onde residem atualmente seus pais, dom Geraldo foi ordenado presbítero pelas mãos do então bispo diocesano de Pesqueira, dom Bernardino Marchió.

A trajetória de Dom Geraldo

Dentro da Vice-Província Redentorista de Recife foi formador em Campina Grande, na Paraíba, e Arapiraca, em Alagoas, e ecônomo e superior por três mandatos. Além disso, foi vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campina Grande e pároco do Sagrado Coração de Jesus em Natal, no Rio Grande do Norte, naquela Arquidiocese Metropolitana, onde também foi vigário episcopal dos Religiosos.

Até sua ordenação como bispo era vice-pároco e formador em Arapiraca, na Diocese de Penedo, no Estado de Alagoas.

Dados Biográficos

Nascido no dia 6 de janeiro de 1967, na cidade de Sertânia (PE), diocese de Pesqueira, padre Geraldo Freire Soares é filho de José Generoso Freire e Judite Freire Soares. É o terceiro de 10 irmãos.

Após a conclusão do antigo ginásio, fez curso técnico em contabilidade e, na sequência, cursou Licenciatura Plena em Matemática. Depois de concluído o curso superior, em 1991, decidiu participar dos encontros vocacionais da Congregação do Santíssimo Redentor – Redentoristas. Havia o desejo desde o final do curso ginasial, mas só concretizado em 1992.

No dia 05 de fevereiro de 1993, conduzido pelo seu pároco, o missionário redentorista holandês padre Estevão Kuijpers, iniciou sua caminhada formativa no aspirantado, em Garanhuns (PE). No ano seguinte, 1984, foi para o postulantado, no Recife (PE), fazendo complementação de disciplinas do curso de filosofia, no Instituto Salesiano (INSAF). No ano de 1995, fez o noviciado na cidade de Tietê (SP). A primeira profissão religiosa ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1996, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns.

Iniciou os estudos de Teologia no Instituto Franciscano de Teologia (Ifto), em Olinda (PE). Em 1997, foi transferido para a Província de São Paulo para continuar os estudos no Instituto Teológico São Paulo (Itesp). No dia 11 de fevereiro de 1999, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Madalena, Recife, fez sua consagração perpétua na Congregação do Santíssimo Redentor. Terminados os estudos em São Paulo, retornou para a Vice Província no ano de 2000, morando na comunidade de Campina Grande (PB).

Em seu ministério sacerdotal, atuou em Campina Grande (PB); foi ecônomo da vice província do Recife; conselheiro provincial, de 2002 a 2004; e reitor do Aspirantado Redentorista, entre 2003 e 2004. No dia 20 de novembro de 2004, foi eleito superior provincial da Vice Província do Recife, sendo reeleito em 2007. Terminado o mandato, foi transferido, em 2011, para Arapiraca, com a missão de reitor do Aspirantado Redentorista e coordenador da Área Pastoral Cristo Redentor. No dia 08 de fevereiro de 2013, tomou posse como Administrador paroquial na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na arquidiocese de Natal (RN). Foi nomeado, em 2014, pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, como vigário episcopal para a Vida Religiosa.

Em novembro de 2014, foi eleito, pela terceira vez, superior provincial da Vice Província do Recife. Em outubro de 2018, foi nomeado pelo arcebispo de Aracaju (SE), dom João Costa, como administrador paroquial, na paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em fevereiro de 2019, tomou posse como pároco na Paróquia do Santíssimo Redentor, na diocese de Penedo, em Arapiraca (AL), função que exerceu até ser nomeado bispo da Diocese de Iguatu, junto com a de superior da comunidade Religiosa Redentorista e formativa de Arapiraca. É também Membro do Conselho Presbiteral da diocese de Penedo.

Brasão Episcopal de Dom Geraldo

Dom Edson De Castro Homem – bispo emérito 

Dom Edson De Castro Homem

Filho de Lazaré Andrade Homem e Maria Hercília de Castro Homem.

Nascimento: 17/04/1949

Local: Rio de Janeiro – RJ

Ordenações

Presbiteral: 18/10/1977 Local: Rio de Janeiro-RJ
Nomeação: 16/02/2005
Episcopal: 12/03/2005 Local: Rio de Janeiro-RJ
Posse: 12/03/2005
Posse: 27/06/2015 Local: Iguatu – CE Estudos

Estudos

Ensino Fundamental: Instituto Júlio Ribeiro – Rio de Janeiro-RJ.
Ensino Médio: Instituto São Francisco de Sales e Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro-RJ.
Filosofia: Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro.
Teologia: Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro-RJ.
Pós Graduação: “Mestre em Teologia: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 1979. Título da Dissertação: “A participação dos simples cristãos nas decisões da Igreja e o Conselho Diocesano de Pastoral””; Mestre em Filosofia: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – 1996. Título da Dissertação: Paul Ricoeur e Ética do Desejo de Ser. Considerações sobre a obra: Conflito de Interpretações. Ensaio de Hermenêutica.”
Doutorado: “Doutorado em Teologia Espiritual”, na Universidade Gregoriana de Roma, com a tese: “A Espiritualidade da cruz no magistério de Paulo VI”, em 1981; Doutorado em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a tese “A ipseidade na ética argumentativa de Paul Ricoeur, em 2004.”

Atividade Antes do Episcopado

“Pároco das Paróquias: Nossa Senhora Reparadora, em Del Castilho; Santa Luzia, em Honório Gurgel; Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu, em Padre Miguel; Nossa Senhora da Luz, no Alto da Boa Vista; Nossa Senhora de Fátima, Furnas; São Lourenço, em Bangu. Membro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Prefeito de Estudos da Teologia e da Filosofia; Diretor Espiritual do Seminário Menor de São José, Coordenador da Comissão para o Diaconato Permanente. Diretor do Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro. Como professor de Teologia trabalhou na PUC/RJ, Instituto Superior de Teologia, Instituto de Filosofia e Teologia de São Bento. Como professor de Filosofia trabalhou no Instituto de Filosofia João Paulo II, Universidade Católica de Petrópolis, Instituto de Filosofia e Teologia de São Bento.”

Atividade como Bispo

“Vigário Geral; Animador do Vicariato Episcopal Urbano e do Vicariato Episcopal de Jacarepaguá, Bispo Responsável do Diaconato Permanente, da Associação Cultural, das Faculdades Católicas, Diretor do Instituto Superior de Teologia, Bispo Responsável do Instituto Superior de Direito Canônico, Diretor do Instituto Superior de Ciências Religiosas, Membro do Conselho da Fundação Pe. Leonel Franca, Bispo Responsável da Pastoral do Menor do Regional Leste 1 e da Comissão Arquidiocesana de Assistência aos Adolescentes Infratores. Conselheiro Espiritual da Legião de Maria no Brasil (2008).”

Livros Escritos

Vários artigos em jornais e revistas.
Maria da Nossa Fé – Paulinas

Lema

“Sufficit tibi gratia.”

Cúria

Rua Eduardo Lavor, 475
São Sebastião
63.500-000 Iguatu-CE
Fone: (88) 3581-0731
E-mail: curiadeiguatu@hotmail.com

Site da Diocese

www.diocesedeiguatu.org.br