Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Bispos e Dioceses

Obs.: Clique no nome dos municípios para expandir os detalhes sobre cada diocese.

  • Crateús

    DOM AILTON MENEGUSSI, MSC
    Bispo Diocesano de Crateús

    DADOS BIOGRÁFICOS

    Sou natural de Nova Venécia, filho de agricultores: Pedro Menegussi Sobrinho (in memorian) e Aurora PassiniMenegussi(in memorian). Sou o décimo filho de um total de onze irmãos (João Batista, Ana Maria, Antônio Acácio, José Moacir, Luiz Roberto, Águida Lúcia, Geraldo, Adalto, Agostinho – (EU) – e Maria Aparecida. Agradeço a Deus pelo testemunho de fé de meus pais e de toda a minha família. Essa é, sem dúvida, uma das minhas motivações vocacionais ao lado de outras, é claro, com por exemplo, os serviços realizados nas diferentes pastorais da comunidade de Santa Rosa do Limão e, principalmente, de Córrego das Flores (São João Batista), hoje paróquia de São Pedro, Vila Pavão.

    Minha formação intelectual iniciou-se numa escolinha pluridocente chamada Córrego do Limão, com a professora Eliene Alberti e Ida Campana, tendo também estudado na Escola Fazenda Ziviani, em Córrego das Flores com a professora Martina Fejoli das Neves. O ensinode primeiro grau deu-se na Escola Polivalente de Nova Venécia e o segundo grau (Ensino Médio - Habilitação para o Magistério), no Colégio Estadual, também em Nova Venécia,concluído em 1980.

    Na caminhada religiosa alguns momentos ficaram marcantes: Na infância e adolescência, a contemplação do presépio e, mais tarde, o fato de ajudar a prepará-lo. Na juventude, o engajamento nas pastorais da comunidade, sobretudo no grupo de jovens e as muitas dramatizações e teatros que realizamos. A decisão de entrar para o seminário foi outro momento muito forte aos 27 anos, assim como a Ordenação Diaconal, em Águia Branca (30/05/1998) e a Ordenação Presbiteral, em Nova Venécia (22/11/1998).

    Antes do seminário, trabalhei como professor concursado na rede estadual por nove anos, em escola pluridocente. Marcante foi a primeira experiência como professor naquele ano de 1981, como também a classificação no Concurso de Ingresso do Estado alguns anos depois. Um fato marcante foi poder ajudar financeiramente a meu pai, quando recebi sete meses de salários atrasados em 1982. Aos finais de semana praticava esportes (futebol), dançava, divertia-me com os amigos, atuava em grupo de teatro na comunidade. Experiências que só me ajudaram no caminho vocacional.

    Hoje, aos cinqüenta e um anos de idade, confesso que, às vezes, me encontro temeroso para iniciar uma experiência como esta. Mas, como sabemos que o espírito não tem idade, não envelhece, arregaço as mangas e parto para esta missão, contando com o apoio e as orações de todos e de cada um de vocês.

    Crateús é uma Diocese do interior do Ceará, região assolada pela seca. São 13 municípios, com 13 paróquias, uma quase paróquia e uma Área Pastoral. O território é de 20 mil quilômetros quadrados, ou seja, bem maior que o da Diocese de São Mateus. O Clero é pequeno para as necessidades da Diocese. O povo é muito fervoroso, amável e acolhedor. A cidade sede, Crateús, está situada a 350 Km de Fortaleza, a capital do Estado.

    Com a interseção de São Francisco de Assis, com a proteção da Virgem Maria e com a luz do Espírito Santo seguirei em frente. Obrigado a todos pelo carinho e acolhimento.

    Deus vos abençoe e vos guarde!

     

    www.diocesedecrateus.net.br

     

  • Crato

    DOM GILBERTO PASTANA DE OLIVEIRA

    Bispo de Crato

    Nascido em Boim-PA, na Diocese de Santarém no Pará, aos 29 de julho de 1956, filho de Geraldo Braga de Oliveira e Rita Pastana de Oliveira. 

    Fez seus primeiros estudos em Santarém, na Escola Municipal Ezeriel Mônico de Matos, na Escola Paroquial São Francisco e na Escola Estadual Rodrigues dos Santos. Estudou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Recife. Cursou o ensino médio no Colégio Dom Amando, em Santaré. Estudou filosofia e teologia em Belém, na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional  (IPAR). É mestre em teologia pelo Teresianum em Roma (1990-1992).

    Foi ordenado sacerdote em 27 de julho de 1985, em Santarém. Foi vigário paroquial da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Mojuí dos Campos (1985-1990): reitor do Seminário São Pio X (1987-1990); Coordenador Diocesano de Pastoral (1993-1996 e 2002); Pároco de Nossa Senhora Aparecida (1993-1995);  Vice-Reitor do Seminário Maior Inter-diocesano São Gaspar, em Belém do Pará (1996);  Coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia do Instituto de Pastoral Regional (IPAR), em Belém (1196-1998); Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Belém (1197-1998); Pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Santarém (1999-2005), diretor da Rede Vida de Televisão (2000-2005) e Vigário Geral da Diocese de Santarém (2202-2004).

    Foi nomeado bispo de Imperatriz pelo Papa Bento XVI, no dia 3 de agosto de 2005, Sua ordenação episcopal realizou-se no dia 28 de outubro de 2005, em Santarém, pelas mãos de Dom Lino Vombömmel,O.F.M., Dom Affonso Felippe Gregory e Dom Orani João Tempesta. O.Cist.

    No dia 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da Diocese de Crato. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho de 2016. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016, quando o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do governo diocesano apresentado por Dom Fernando Panico e, no mesmo ato, nomeou Dom Gilberto como Bispo Diocesano da Diocese de Crato. Sua posse canônica como sexto bispo diocesano aconteceu no dia 1º de janeiro de 2017, na Catedral Nossa Senhora da Penha, Sé de Crato, na presença de todo o Clero diocesano, bispos e fiéis de todo o território da Diocese.

    Lema: "Venha o teu reino (Mt 6, 10a)."

    Fortaleza

  • DOM JOSÉ APARECIDO TOSI MARQUES
    Arcebispo de Fortaleza

    Nasceu em Jaú, SP., na Diocese de São Carlos no Brasil, aos 13 de maio de 1948, filho de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques, ambos já falecidos. O primeiro dentre cinco filhos e uma filha. Em 1953 a família se transferiu para Barra Bonita, SP.

    Atividades antes do Episcopado: Formador no Seminário Diocesano de São Carlos-SP, sendo Diretor Espiritual, Professor e Reitor; Capelão em Diversas Comunidades e Pároco em Santo Antônio (Vila Prado), em São Carlos-SP; Coordenador Diocesano de Pastoral Vocacional; Vigário Episcopal para a Pastoral; Assistente Espiritual Diocesano das Equipes de Nossa Senhora; Membro de Diversos Conselhos Diocesanos.

    Estudos: Filosofia no Seminário Maior Diocesano de São Carlos, nos anos 1968 a 1970; Residindo no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, PR, realizou os Estudos Teológicos no ” Studium Theologicum Claretianum ” , filiado à Universidade Lateranense de Roma, nos anos 1971 a 1974; De outubro de 1977 a março de 1978 fez Curso de Espiritualidade na Escola Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Frascati, Itália.

    Exercício do Ministério Episcopal: Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia-BA (1991-1999); Vigário Geral, Vigário Episcopal para a Pastoral, Responsável pela Formação dos Seminários, Presbíteros e Diáconos Permanentes; Responsável pela Pastoral Vocacional, da Juventude e da Família; Responsável pelos Movimentos Eclesiais, de modo particular RCC e ENS; Professor nos Seminários; Presidente do Regional Nordeste 1 de 2004 a 2011.

    Escudo Arquiepiscopal Lema: ” FIAT VOLUNTAS TUA *** *** Venha o teu reino, SEJA FEITA A TUA VONTADE assim na terra, como no céu. ” ( Mt. 6, 10 )

    DOM ROSALVO CORDEIRO DE LIMA
    Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza

    Nascido aos 25 de janeiro de 1962 em União dos Palmares, Estado de Alagoas, Brasil.
    Foi ordenado sacerdote no dia 10 de novembro de 1992 em Arujá, Diocese de Mogi das Cruzes – SP. Tem, portanto, 48 anos de idade e 18 de sacerdócio.
    No dia 02/02/2011, o Santo o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza.
    No dia 23/05/2011 foi ordenado bispo, em Mogi das Cruzes, SP.

    Estudos: Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus – Mogi das Cruzes – SP, e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – São Paulo -SP.

    Atividades exercidas: Vigário Paroquial da Paróquia Jesus Cristo Redentor do Homem, em Itaquaquecetuba, Diocese de Mogi das Cruzes (1992-1993); Coordenador de Pastoral e Coordenador Vocacional da Diocese de Mogi das Cruzes (1994-2000); Administrador Paroquial da Paróquia Jesus Cristo Redentor do Homem, em Itaquaquecetuba (1994-1997) Pároco da Paróquia São José em Salesópolis (desde 1997) Atualmente, além de Pároco da Paróquia São José em Salesópolis, é Diretor Espiritual dos Seminaristas da Diocese de Mogi das Cruzes. Ordenação Episcopal 25/03/2011, em Mogi das Cruzes, SP; 21/04/2011 – Apresentação à Arquidiocese de Fortaleza, na Missa do Santo Crisma, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

  • Iguatu

    DOM EDSON DE CASTRO HOMEM
    Bispo de Iguatu - CE

    Filho de Lazaré Andrade Homem e Maria Hercília de Castro Homem.

    Nascimento: 17/04/1949 Local: Rio de Janeiro - RJ
    Ordenações

    • Presbiteral: 18/10/1977 Local: Rio de Janeiro-RJ
    • Nomeação: 16/02/2005
    • Episcopal: 12/03/2005 Local: Rio de Janeiro-RJ
    • Posse: 12/03/2005
    • Posse: 27/06/2015 Local: Iguatu - CE Estudos
    • Ensino Fundamental : Instituto Júlio Ribeiro - Rio de Janeiro-RJ.
    • Ensino Médio : Instituto São Francisco de Sales e Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro-RJ.
    • Filosofia : Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro.
    • Teologia : Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro-RJ.
    • Pós Graduação : "Mestre em Teologia: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 1979. Título da Dissertação: “A participação dos simples cristãos nas decisões da Igreja e o Conselho Diocesano de Pastoral""; Mestre em Filosofia: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – 1996. Título da Dissertação: Paul Ricoeur e Ética do Desejo de Ser. Considerações sobre a obra: Conflito de Interpretações. Ensaio de Hermenêutica."
    • Doutorado : "Doutorado em Teologia Espiritual", na Universidade Gregoriana de Roma, com a tese: "A Espiritualidade da cruz no magistério de Paulo VI", em 1981; Doutorado em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a tese "A ipseidade na ética argumentativa de Paul Ricoeur, em 2004."

    Atividade Antes do Episcopado

    "Pároco das Paróquias: Nossa Senhora Reparadora, em Del Castilho; Santa Luzia, em Honório Gurgel; Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu, em Padre Miguel; Nossa Senhora da Luz, no Alto da Boa Vista; Nossa Senhora de Fátima, Furnas; São Lourenço, em Bangu. Membro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Prefeito de Estudos da Teologia e da Filosofia; Diretor Espiritual do Seminário Menor de São José, Coordenador da Comissão para o Diaconato Permanente. Diretor do Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro. Como professor de Teologia trabalhou na PUC/RJ, Instituto Superior de Teologia, Instituto de Filosofia e Teologia de São Bento. Como professor de Filosofia trabalhou no Instituto de Filosofia João Paulo II, Universidade Católica de Petrópolis, Instituto de Filosofia e Teologia de São Bento."

    Atividade como Bispo

    "Vigário Geral; Animador do Vicariato Episcopal Urbano e do Vicariato Episcopal de Jacarepaguá, Bispo Responsável do Diaconato Permanente, da Associação Cultural, das Faculdades Católicas, Diretor do Instituto Superior de Teologia, Bispo Responsável do Instituto Superior de Direito Canônico, Diretor do Instituto Superior de Ciências Religiosas, Membro do Conselho da Fundação Pe. Leonel Franca, Bispo Responsável da Pastoral do Menor do Regional Leste 1 e da Comissão Arquidiocesana de Assistência aos Adolescentes Infratores. Conselheiro Espiritual da Legião de Maria no Brasil (2008)."

    Livros Escritos

    Vários artigos em jornais e revistas.
    Maria da Nossa Fé - Paulinas

    Lema

    "Sufficit tibi gratia."

    Cúria

    Rua Eduardo Lavor, 475
    São Sebastião
    63.500-000 Iguatu-CE
    Fone: (88) 3581-0731
    E-mail: curiadeiguatu@hotmail.com

     

  • Itapipoca

    DOM FREI ANTÔNIO ROBERTO CAVUTO
    Bispo Diocesano de Itapipoca

    Filhode Antônio Cavuto e Rosalia Oliveira Cavuto, nasceu aos 19 de maio de 1944, em Espírito Santo do Pinhal, Estado de São Paulo. Lema: “Queremos ver Jesus”. Ordenado em Belo Horizonte, Minhas Gerais, no dia 02 de julho de 2005 e empossado Bispo Diocesano de Itapipoca no dia 31 de julho de 2005. Estudou no Seminário Seráfico Santo Antônio, dos Frades Capuchinhos de Minas Gerais, em Ouro Fino. Iniciou o noviciado no dia 22 de janeiro de 1961. Emitiu a primeira profissão no dia 23 de janeiro de 1962. Cursou Filosofia no Seminário dos Frades Capuchinhos, em Itambacuri, Minas Gerais e convalidando-o na Universidade Federal de Minas Gerais. Cursou Teologia no Instituto Central de Belo Horizonte/MG. Emitiu profissão perpétua aos 06 de junho de 1965. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971. Residiu nas seguintes Fraternidades da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais: Uberaba, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Patos de Minas e Uberlândia, exercendo funções diversas, tais como: Mestre de Noviços, Guardião, Pároco, Diretor de Estudantes, Diretor de Obras Sociais, Conselheiro da então Vice-Província, Ministro Vice-Provincial, Ministro Provincial, Definidor Provincial. Atualmente é o Vigário Provincial. Exerce ainda, em Belo Horizonte, as funções de: Vigário da Fraternidade, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

    Funções
    Membro da Comissão do Semiárido do Regional Nordeste 1
    Bispo Responsável pela Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada –Regional Nordeste 1

  • Limoeiro do Norte

    DOM JOSÉ HARING
    Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte

    Dom José Haring nasceu em Gronau, Alemanha, aos 20.12.1940. Veio para o Brasil em 1962, tendo cursado Filosofia no Instituto Franciscano de Filosofia, em Recife, e Teologia, em Salvador, onde se ordenou aos 22 de julho de 1967. Logo após a ordenação, foi chamado à Alemanha para realizar estudo de Teologia e Latim, tendo exercido algumas funções em sua terra natal. Em 1984 retornou ao Brasil, tendo assumido a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em João Pessoa, como coadjutor e Pároco até 1990. De 1991 até esta o início de 2000, esteve em Aracaju, Convento e Paróquia de Santo Antônio, inclusive como Definidor da Província Franciscana. 

  • Quixadá

    DOM ANGELO PIGNOLI
    Bispo Diocesano de Quixadá

    Dom Angelo Pignoli, italiano, nascido no dia 4 de dezembro de 1946 em Cappella Picenardi (Cremona – Itália). Ordenado Sacerdote 19 de março de 1976. Eleito bispo Diocesano de Quixadá a 03 de janeiro de 2007. Ordenado Bispo a 11 de março de 2007. Empossado como 3º Bispo de Quixadá a 25 de março de 2007.

    Atividades antes do Episcopado: Pároco em Orlândia, Diocese de Franca-SP; Vigário Geral e Pároco da Catedral de Franca-SP; Pároco da Paróquia Menino Jesus, Franca-(SP; Pároco em Nuporanga, Diocese de Franca-SP; Coordenador da Pastoral Vocacional; Vigário Episcopal para o Caminho Neocatecumenal; Reitor do Seminário Nossa Senhora do Patrocínio, Diocese de Franca-SP; Coordenador Diocesano de Pastoral; Pároco da Paróquia de Santana, Diocese de Franca-SP.
    Estudos: Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada, em Brodowsky (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

  • Sobral

    Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

    Bispo de Sobral - CE

    Nascimento: 12/05/1963 Local: Garanhuns - PE

    Ordenações

    • Presbiteral: 09/12/1989 Local: Garanhuns-PE
    • Nomeação: 21/03/2012
    • Episcopal: 11/06/2012 Local: Garanhuns-PE
    • Posse: 11/06/2012

    Estudos

    • Ensino Fundamental : Colégio Santa Sofia da Religiosas da Instrução Cristã.
    • Ensino Médio : Colégio Santa Sofia da Religiosas da Instrução Cristã.
    • Filosofia : Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo-SP (1988).
    • Teologia : Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo-SP (1988).
    • Pós Graduação : Mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Qualificação em Formação Vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

    Atividade Antes do Episcopado

    "Administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Águas Belas e vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba-PE; Exerceu seu ministério por dez anos, dedicando especial atenção aos índios Fulni-ô de Águas Belas; Membro da equipe de formação sacerdotal diocesana; Membro do conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da diocese (1999); Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento (2000); Coordenador Diocesano de Pastoral (2002-2005), Formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru (2008); Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores; Presidente Regional da OSIB NE II (2011)."

    Livros Escritos

    "Pasce oves meas"

    Cúria

    Rua Maestro José Pedro, Nº 70 Centro 62011-260 Sobral-CE Fone: (88) 3611-0545 E-mail: diocesedesobral@yahoo.com.br Site: www.diocesedesobral.com.br
  • Tianguá

    DOM FRANCISCO JAVIER HERNÁNDEZ ARNEDO
    Bispo Diocesano de Tianguá

    Nasceu em Cascante, Navarra, Espanha, a 13 de janeiro de 1941. Estudou humanidades nos seminários da Província de São Nicolau, em Lodosa-Navarra (1953-56) e Fuenterrabía-Guipúzcoa (1956-60). Ingressou no noviciado, em Monteagudo-Navarra, onde professou em 2 de setembro de 1961. Em 18 de julho de 1965, foi ordenado sacerdote, em Marcilla-Navarra, pelo Bispo agostiniano-recoleto Dom Frei Arturo Quintanilla. Posteriormente, foi destinado a Roma, Itália, onde conseguiu a licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade de Santo Tomás de Aquino, “Angelicum” (1966). Nos anos 1966-1968 realizou seus estudos de especialização em Teologia Moral, no “Alfonsianum”, Roma.

    Destinos e cargos ocupados
    De 1968 a 1973, ensinou Teologia Moral e Teologia Dogmática, no Teologado da Ordem, em Marcillia. Em 1973, Tendo se oferecido voluntário para colaborar na formação dos candidatos ao sacerdócio, na Província agostiniano-recoleta de Santa Rita dew Cássia, chega ao Brasil no dia 04 de dezembro de 1973, e é destinado à Franca, onde, durante 12 anos, lecionou no Curso de Filosofia que ajudou a implantar no Seminário agostiniano de N.S.Aparecida. De 1979 a 1985, foi pároco da Paróquia N.S. Aparecida de Franca, anexa ao convento, onde favoreceu o processo de descentralização da Paróquia em Setores, a organização de comunidades de base urbanas e rurais, construção de capelas e intensa participação do laicato nos diversos serviços pastorais, sobretudo na catequese. De 1976 a 1982, foi também definidor provincial e presidente do Secretariado de Formação. Em julho de 1985, encerra o período de voluntariado e regressa à patria.
    Após alguns meses de atualização teológica, em .Madrid, é enviado pelos seus superiores de volta ao Brasil para trabalhar na paróquia de Santa Rita de Cássia, em Manaus, no bairro da Cachoeirinha (1986-1991). De 1987 a 1989, foi, também, Coordenador da Pastoral arquidiocesana e Vigário Episcopal da Região Leste de Manaus. No seminário arquidiocesano, lecionou disciplinas de filosofia e espanhol.
    No dia 6 de março de 1991, às 12:00 hs. de Roma (08:00 de Brasília), a Rádio Vaticana anunciava a nomeação do frei Francisco Javier como novo Bispo da diocese de Tianguá, CE. No dia 29 de maio de 1991, festa de Pentecostes, frei Javier recebia a ordenação episcopal das mãos de dom Aloísio cardeal Lorscheider, acompanhado por dom Clovis Frainer, arcebispo de Manaus e dom Florentino Zabalza Iturri, bispo-prelado da Prelazia de Lábrea. A solene liturgia foi celebrada na catedral de Manaus. No dia 24 de junho, ingressou na diocese de Tianguá.

    Cargos exercidos na CNBB
    No Regional Nordeste 1 da CNBB, dom Francisco Javier foi Bispo Responsável da Juventude (1992-1998); do Conselho Regional de Leigos (1992-2005); da Dimensão Bíblico-catequética (1998-2003) e da Dimensão missionária. Desempenhou o cargo de Vice-presidente do Regional Nordeste I(1995-2000).
    No nível nacional da CNBB, dom Javier foi membro do Conselho Diretor do MEB (Movimento de Educação de Base) – [1998-2001]. Bispo responsável pela Dimensão Bíblico-Catequética (1998-2003) e membro da Comissão Episcopal Pró Amazônia (2003-2011).
    Seu Lema episcopal reza: “Bonus eris minister”.

 

`
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br