CNBB RECEBE DOCUMENTAÇÃO DE TERRENO PARA O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA “CORRENDO ATRÁS DE UM SONHO”

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Correndo atrás de um sonho”, mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brazlândia (DF), conta agora com mais segurança jurídica e deve receber novos investimentos para favorecer a comunidade do Incra 8. No último sábado, 28 de março, foi realizada a cerimônia de entrega da cessão de direitos sobre um terreno do Incra para que a CNBB construa um Centro Social com novas instalações do projeto.

 

A cerimônia, realizada nas dependências da Paróquia São Paulo, no Incra 8, contou com uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pela entrega da documentação. A missa foi presidida pelo pároco, padre Francisco, e concelebrada pelo subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães. Tanto o Departamento Social da CNBB quanto a Superintendência Regional do Incra (SR-28) apresentaram vídeos sobre a atuação na área e as expectativas para oferta de novos serviços à comunidade.

Padre Marcus Barbosa durante a Missa | Foto: Administração Regional de Brazlândia (DF)

Para padre Marcus, ao celebrar a entrega do contrato de concessão de uso do terreno, a CNBB espera que “o projeto possa agora continuar com mais firmeza, com mais amplitude, com mais força”. Foi um “momento de alegria e de fraternidade” para o subsecretário: “Em tempos tão difíceis, nós celebrarmos a força do amor, da solidariedade, da presença junto aos mais vulneráveis, aos mais frágeis. É um momento de muita festa para nós, em meio à dor [da pandemia], esse bálsamo que nos vem, um bálsamo de esperança para a vida do nosso povo”.

O encarregado do Departamento Social e coordenador de Projetos da CNBB, Franklin Ribeiro Queiroz, reforça que o recebimento da documentação dá mais segurança jurídica ao Serviço de Convivência, que terá mais condições para investir e programar melhor as iniciativas que devem ser desenvolvidas através do Centro Social.

Olhando para o futuro, agora com mais segurança jurídica, pretendemos estruturar o projeto, no sentido de proporcionar espaços construídos a partir do projeto arquitetônico, que contará com área administrativa, área de lazer com quadra poliesportiva, espaço para atividades físicas e espaço para cursos profissionalizantes e também salão para atividades comunitárias. Os orçamentos para tal empreendimento, estão sendo discutidos e objetivo é solidificar, ampliar a capacidade de atendimento e oferecer uma estrutura com mais qualidade para toda a comunidade“, afirmou Queiroz.

Participaram da cerimônia autoridades, famílias dos assistidos pelo Serviço de Convivência, representantes de Associações de Moradores, representantes da Administração de Brazlândia e colaboradores da CNBB.

 

Correndo Atrás de um sonho

O Correndo Atrás de um Sonho teve seu inicio em 17 de junho de 2005, por iniciativa de Gesifran Martins Messias, um corredor que soma mais de 28 maratonas. “A ideia no início não era formar atletas, mas ser uma oportunidade para as crianças ocuparem o tempo quando não estavam nas escolas”, revela. Contudo, logo vieram os bons resultados. Em agosto do mesmo ano em que foi criado, na corrida Duque de Caxias, no Parque da Cidade, em Brasília (DF), uma participante do projeto ficou em segundo lugar. “Ali já comecei a traçar outra meta e ter outra mentalidade do que o projeto poderia ser”.

Em 2011, ao optar pela certificação como organização de assistência social, a CNBB decidiu desenvolver um projeto social no Distrito Federal, de modo atender a exigência previstas na lei nº 12.101. Com a intenção de não criar um projeto novo, mas dar vida a algo que já existisse e que estivesse com dificuldades e com perspectivas de futuro muito boas, a CNBB chegou ao projeto Correndo Atrás de um Sonho, eleito entre três iniciativas avaliadas.

Ao assumir o projeto, em 2015, a CNBB tornou possível a legalidade e a identidade jurídicas e implantou ajustes necessários do ponto de vista da Assistência Social, como por exemplo, transformá-lo em serviço de convivência. Foi alugado um espaço mais amplo para acolher um número maior de crianças e permitir redimensionar o atendimento socioesportivo tanto para crianças quanto para as famílias da comunidade.

Com o crescimento das ações e da procura pelos serviços oferecidos, surgiu a necessidade em melhorar a estrutura do Serviço de Convivência. Assim, em 2016, foi iniciado junto à Superintendia Regional do INCRA/SR-28 o processo para conseguir um espaço onde fosse possível construir um Centro Social com a estrutura necessária para oferecer melhor atendimento à comunidade do Incra 8 e de Brazlândia.

Em 2018 após a emissão da autorização e com o memorial descritivo concedido pela SR-28 foi iniciada a construção da primeira etapa do centro social. O espaço foi cercado e já possui algumas salas. No aniversário de 66 anos da CNBB, comemorado junto à comunidade do Incra 8, foi abençoada e lançada a pedra fundamental do Centro Social.

Aniversário de 66 Anos da CNBB

Durante a cerimônia do último sábado, Gesifran agradeceu o apoio das autoridades e a Deus pela graça recebida: “Sempre falo, quando você faz um trabalho com honestidade, simplicidade e amor, a tendência é ter grandes resultados e conseguir grandes metas”.