Corpus Christi: fonte e ápice da vida cristã

Nesta quinta- feira solene em que a Igreja Católica celebrou Corpus Christi, 20 de junho, centenas de fiéis se reuniram no Santuário Eucarístico Diocesano, em Crato, para celebrar este que é o mistério central da sua fé: a Eucaristia, o Corpo e Sangue do Senhor, alimento que faz a Igreja, como dizia o cântico de entrada da celebração. A missa teve início ao fim da tarde, sendo presidida por dom Gilberto Pastana.

O altar cheio de rosas e as vestes litúrgicas brancas mostravam que o dia era de festa. O entoar dos cânticos, pelo Coro de Nossa Senhora da Penha, junto às vozes do povo de Deus, externava a alegria vivenciada pela solenidade que contou, na liturgia da palavra, com a sequência de Corpus Christi.

As respostas à Oração Eucarística foram todas cantadas e o momento da comunhão vivenciado com muito zelo, em especial após a reflexão de dom Gilberto, que falou sobre este dia como um momento de profunda reflexão e crescimento na fé, principalmente no que se refere à comunhão com os irmãos. “O Corpo e o Sangue de Cristo é o alimento que nos garante uma vida solidária, fraterna, essa vida não individual, mas comunitária, onde todos pensam em todos, ninguém exclui, todos buscam se alimentar do Senhor”, disse o bispo.

Cumprindo o costume deste dia – o único em que Jesus Eucarístico é levado em procissão pelas ruas – após a comunhão o ostensório foi conduzido ao altar para expor o Santíssimo Sacramento, levado pela parte central da Igreja até a rua. Ao chegar próximo à porta principal, Irmãs da Fraternidade O Caminho, que estavam no coro da Igreja, jogaram flores, e do lado de fora, fogos anunciavam que a procissão festiva estava começando.

Procissão

Como uma forma de testemunhar aquilo que acreditam e celebram, os fiéis acompanharam a procissão de Corpus Christi que saiu do Santuário Eucarístico Diocesano em direção a Catedral Nossa Senhora da Penha.

À frente ia o ostensório com o Santíssimo Sacramento, seguido do povo de Deus, rezando e cantando louvores ao Senhor. Nas casas os devotos organizaram pequenos altares.

Durante o percurso foram feitas duas paradas. Em cada uma, foi dada a bênção do Santíssimo Sacramento. Na primeira, crianças vestidas de anjos enfeitaram o espaço. Na segunda, um grande tecido branco e balões nas cores azul e branco, remetiam à ideia do céu na terra.

Chegando à Sé, a multidão recebeu a última bênção do Santíssimo, comprometendo-se de, próximo ano, retornarem trazendo mais pessoas para participar da celebração.

Aniversário do Santuário Eucarístico Diocesano

Na festa de Corpus Christi também é celebrada a elevação da Paróquia São Vicente Ferrer a Santuário Eucarístico Diocesano que, este ano, faz seu nono aniversário.

Santuário Eucarístico Diocesano. (Foto: Patrícia Silva)

“Há nove anos passados, naquela data era 23 de maio, pois a data de Corpus Christi não tem no calendário uma data fixa, segue o dinamismo da Páscoa e das celebrações da Igreja, por isso a cada ano é um dia diferente, então nós convencionamos que o aniversário do Santuário Eucarístico é o dia de Corpus Christi, então hoje louvamos a Deus e bendizemos o seu nome por estarmos preparando-nos para o décimo ano. Reconhecemos essa graça de Deus. Houve um crescimento muito grande em todos os sentidos do Santuário, sobretudo da busca do fiel pela oração, pela adoração silenciosa, pelas celebrações da fé, pelo sacramento da confissão, a orientação espiritual. Nós dizemos que é um sinal de Deus e é uma casa que acolhe com muito carinho a todos para ouvir, abençoar e iluminar na caminhada rumo a definitiva comunhão com o Pai”, explicou o reitor, padre Rocildo Alves.

Aberto de domingo a domingo, no Santuário Eucarístico os fiéis podem encontrar Adoração ao Santíssimo e confissões diárias, além da celebração de Missas.

Por: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)

Fonte: Diocese de Crato