Dom Júlio César dá posse a Pe. Marcos Coelho em Caridade-CE

O silêncio durante a assinatura dos documentos de posse representavam não somente uma comunidade que estava a observar, mais, que no silêncio rezava e acolhia seu novo pastor.

Tinha anoitecido quando os paroquianos da Paróquia Santo Antônio, em Caridade-Ce, estavam chegando para participarem da Missa da sexta-feira (31/01/2020), na assembleia, já se encontravam os paroquianos da Paróquia São Francisco de Assis (Jacarecanga – Fortaleza). Aquela ocasião era especial, pois estavam acolhendo o seu novo pároco, Pe. Marcos Antônio Alves Coelho. A procissão teve inicio no Salão Paroquial, alguns metros de distância da matriz, vinham em silêncio: Ministros da Eucaristia, coroinhas, leitores, Pe. Marcos e dom Júlio César, bispo auxilar da arquidiocese de Fortaleza. Esse silêncio rompido pelo cântico de entrada não quebrou o momento de oração que estava sendo vivenciado.

Pe. Marcos ingressou no Seminário Padre João Piamarta em 1989 em Fortaleza. Concluindo o Curso de Filosofia na Faculdade Católica do Ceará e, transferido para a cidade de Ponta Grossa no Paraná, cursou Teologia pela Faculdade Mater Ecclesiae. Em 2007 foi graduado Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do Ceará, sendo convalidado pela Universidade Federal do Ceará (Diploma Registro 37.946). E também concluiu o curso de Língua Inglesa pela Escola Pense Idiomas em 2012 em Fortaleza. (Inf: site arquidiocese de Fortaleza).

Dom Júlio César em homilia refletiu: “a Palavra de Deus é lançada pelo padre, igual a semente que é lançada pelo semeador, porém se nossos corações estão vazios essas palavras não encontram sua função primária. O padre está presente na vida do seu povo. No cotidiano dos seus paroquianos e da vida da comunidade”.

 

A celebração contou com todos os ritos próprios para a ocasião: entrega de casula, estola, chave da igreja e do sacrário, livro de batismo entre outros. No final da celebração foram apresentadas todas as comunidades, pastorais e movimentos que atuam na paróquia. Além dos agradecimentos feito pela Paróquia de São Francisco de Assis, através de sua representante, Ione Freire.

O novo pároco agradeceu a todos: “Olhando para os campos não deixo de perceber a ternura de Deus. Olhando para os jardins de Caridade não podemos deixar de lembrar de Santa Teresinha (sua devoção particular). Quero regar esse jardim com: fé, esperança e amor, diante da maravilhosa homilia de dom Júlio que tanto me motivou. Devemos ter uma tomada de reflexão profética, comprometida com a nova evangelização. Nosso lema é “Plasmando o rosto paroquial do Bom Pastor“, deveremos ser sementeiras de vocações de homens e mulheres comprometidos com a ordem social”.

Pe. José Airton Lima – Vigário Episcopal Região São Francisco
Assinatura dos documentos de posse
Juramento
Pe. Maciel de Sousa Silva e dom Júlio César

Por: Alex Ferreira – setor de comunicação regional

Fotos: http://encurtador.com.br/eioFT

Provisão: https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/decretos-e-provisoes-dezembro-2019/

Histórico da Paróquiahttps://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/wp-content/uploads/2011/03/HISTORICO-PAROQUIA-SANTO-ANTONIO-2014.pdf

https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/regioes/regiao-sertao-sao-francisco-das-chagas/paroquias-da-regiao/paroquia-santo-antonio-caridade/