Encontro do Conselho Missionário Regional (COMIRE)


A força missionária das dioceses do estado do Ceará se reuniram nos dias, 23 a 25 de agosto de 2013, para o encontro de formação do Conselho Missionário do Regional Nordeste 1 (Comire NE1). O evento, realizado no Seminário Arquidiocesano São José, em Fortaleza (CE), reuniu 50 participantes e contou com a participação de dom Odelir José Magri, bispo de Sobral e referencial da Ação Missionária no Regional.


Com o auxílio do padre Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB, o grupo realizou o estudo do Documento 104 “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”, a partir do enfoque do projeto nacional de evangelização, “O Brasil na Missão Continental”. Com uma Igreja apoiada na rica experiência das Comunidades Eclesiais de Base e das inúmeras iniciativas das Santas Missões Populares, os participantes procuraram apontar os novos caminhos para uma ação missionária permanente nos diversos âmbitos das Igrejas locais.


“Dessas experiências, ao lado do trabalho de animação missionária, com o crescimento da Infância e Adolescência Missionária, o grupo apresentou várias sugestões para tornar as paróquias mais dinâmicas e criativas na evangelização de outros ambientes e outros contextos que vêm desafiando a evangelização no Ceará”, relata padre Sidnei. Os organizadores esperam que os participantes do encontro sejam multiplicadores da reflexão do Documento 104. E como sinal desse compromisso missionário, os participantes receberam um exemplar da capelinha missionária, um símbolo ainda atual do espírito da Missão Continental”.