Equipe de Campanhas do Regional Nordeste 1 promove capacitação

Aconteceu entre os dias 09 e 10 de novembro a formação para as equipes de campanhas da (arqui)dioceses que compõem o Regional NE 1. Cerca de 30 participantes estiveram presentes vindos de Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crato, Iguatu, Quixadá e Limoeiro. A temática desenvolvida foi o estudo sistemático do Texto Base da CF de 2020, que tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” e tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, sendo ministrado pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patricky Samuel Batista. A metodologia desenvolvida pela manhã (09) foi apresentado o VER; durante a tarde o JULGAR e no domingo o AGIR.

Grupo reunido após o momento do VER

Para Mônica Pimentel, coordenadora regional de Campanhas, a importância desse momento é preparar as lideranças diocesanas, “porque quem vem (para a formação) é o líder que está a frente da campanha na diocese e que lá vai precisar ter um trabalho maior junto aos representantes das paróquias” e acrescenta “o tema é de muita responsabilidade para quem é agente de pastoral. Porque se nós estendemos a função da campanha e o papel que ela pode desempenhar na vida do agente pastoral, nós podemos fazer um grande trabalho de humanização esse ano.

“E essa campanha vai trazer um outro olhar, o olhar da compaixão. É um tema bastante amplo quando se fala em relação à vida, onde nossos jovens, adultos, idosos e crianças passam por tantas momentos complicados. É um momento de olhamos para o outro. Nos sentimos motivados para levar essa Campanha à nossa Região e Arquidiocese.“, reflete Lucivângela Luz, da Região Episcopal São Francisco (Arquidiocese de Fortaleza).

Pe. Patricky Samuel durante exposição de slides

Para o Secretário Executivo da Campanha, Pe. Patricky Samuel, as motivações para a realização da CF de 2020, “nós encontramos no lema ‘Viu , sentiu compaixão e cuidou dele’, essas foram as atitudes do bom samaritano, essa história que é contada por Jesus, nos ajuda a fazer aquela pausa necessária. Que a Campanha de 2020 ajude as comunidades a interromper a rotina, para cuidar de quem está a beira do caminho, necessitado de presença, de acolhida, de cura. Um coração ardente de amor por Jesus Cristo que não se contém em ver a realidade, se aproxima, cuida a partir da força da Palavra de Deus, da força do Evangelho para viver e crescer em comunidade”.

CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO 

Mônica Pimentel: A Campanha da Evangelização é assumir o trabalho de organização da diocese e nas paróquias. Agora o que nós percebemos no dia a dia é que se as equipes pastorais realmente não forem de verdade, não há nem sentido para existir. Tem que ser equipes para ajudar a mudar a realidade de segurança, violência, de falta de vida digna para todos, sem exceção, e isso requer um preparo e uma organização.

Pe. Patricky Samuel: A Campanha fala da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, no qual o gesto concreto subsidiam a evangelização no Brasil, seja para manutenção dos trabalhos da CNBB, seja para o fomento missionário das diversos iniciativas nos regionais. É bem verdade que nosso povo é muito generoso, mas ainda podemos crescer na generosidade e na corresponsabilidade no anuncio do Evangelho.

Imagens: https://www.facebook.com/pg/cnbbne1/photos/?tab=album&album_id=966401250392814

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional