LEITURA INDISPENSÁVEL AOS CATÓLICOS

A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil acabou de publicar as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023” (Documento 109). Seu Objetivo Geral é “Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Este texto foi aprovado no dia 06 de maio de 2019 na 57a. Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Aparacida, SP. O livro de 93 páginas segundo seu Sumário é dividido assim:Apresentação, Lista de siglas, Objetivo Geral, Introdução, Capítulo 1: “O anúncio do evangelho de Jesus Cristo”; Capítulo 2: “Olhar de discípulos missionários”; Capítulo 3: “A Igreja nas casas”; Capítulo 4: “A Igreja em missão” e uma Conclusão.

Na Apresentação do livro, assinada pelos quatro bispos: Dom Walmor Oliveira de Azevedo (Presidente Nacional da CNBB), Dom Jaime Spengler (1o. Vice-Presidente), Dom Mário Antônio da Silva (2o. Vice-Presidente), e Dom Joel Portella Amado (Secretário-Geral), os bispos afirmam: ” O tempo atual exige de todos nós a renovação das forças missionárias para bem cumprir a tarefa de anunciar a Palavra de Deus e, assim, promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de mutos, oferecer a misericórdia de Cristo Jesus como remédio para a vingânça e reacender a luz da esperança para vencer o desânimo e as indiferenças”.

Como foi dito o livro tem quatro capítulos. Capítulo 1: aborda a)Fidelidade a Jesus Cristo, Missionário do Pai; b) A Igreja comunidade de missionários de jesus cristo; c) Anúncio em palavras e gestos a Missão; d) Comunidade eclesiais de missionários no contexto urbano. Capítulo 2 trata: a) Missão em um mundo que se transforma; b) Uma cidade onde Deus habita, c) A vida na grande cidade mundial; d) O Senhor está no meio de nós. Capítulo 3: Trata da Comunidade de comunidade e os quatro pilares:  Pilar da Palavra (Iniciação à vida cristã e animação bíblica); Pilar do Pão (Liturgia e espiritualidade); Pilar da Caridade (Serviço à vida plena); Pilar da Ação Missionária (Estado permanente de missão rumo à Casa da Santíssima Trindade). Capítulo 4 aborda as quatro Casas da Comunidade: Casa espaço do encontro, Casa lugar de ternura, Casa lugar das famílias e Casa lugar de portas sempre abertas. Também este capítulo trata novamente dos quatro Pilares.

A Conclusão do livro tem duas páginas e meia e pode ser resumida nas palavras dos bispos assim: “Estas Diretrizes foram elaboradas para ajudar a Igreja no Brasil a responder aos desafios evangelizadores em um país cada vez mais urbano” São desafios  humanos e religiosos, sociais e políticos, culturais e ambientais que atingem a todos, em todas as partes, indistintamente. “Como resposta inculturada a esses desafios, as Diretrizes destacam a centralidade das comunidades eclesiais missionárias, com a imagem da casa sustentada sobre pilares”.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista.