Meus olhos são sensíveis aos irmãos e irmãs?

Por: Alex Ferreira – Pascom Regional NE 1

Fotos: Alisson Silva – Capela Patrimonial Santa Terezinha

Durante a noite do dia 13/12 a Comunidade de Sant’Ana e São Joaquim, da Paróquia São Francisco de Assis (Jacarecanga) estive reunida para celebrar a memória festiva de virgem e mártir, Santa Luzia. A Missa foi presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Marcos Coelho e participada por um número de feveroso fiéis.  O hino dedicado a mártir do século V foi cantado, acompanhando a procissão com a imagem da santa. Em suas palavras de acolhida, Pe Marcos, ressaltou a importância da comunidade está reunida nesse dia e iniciando o rito penitencial convida à todos a refletirem: “meus olhos são sensíveis aos irmãos e irmãs?”.

Precisamos romper com que tira nossa identidade.

“Corremos o risco da indiferença. Deus manifesta seus sinais e nós estamos cegos. Se olharmos para o tempo de Jesus podemos perceber que a geração onde Ele foi colocado eram obcecados e fechados”, disse padre Marcos em sua homilia. “A nossa geração é uma revolução cientificista, tecnológica e agora digital. Porém não podemos esquecer, colocar de lado a sabedoria suprema. Vivemos na era da ansiedade. A geração da neurose. Não sabe esperar o tempo de Deus. A solução olharmos para Jesus no evangelho. É preciso romper com o quer é negativo nas gerações que se levantam. Absorver o que é positivo. O que hoje nos cegas? O que precisamos romper no dias de hoje?”, concluiu o vigário paroquial.

Santa Luzia a santa escolhida pelo povo

Ao fim da homilia Pe Marcos Coelho, sugeriu que a Comunidade refletisse sobre a substituição dos padroeiros Sant’Ana e São Joaquim e se colocasse Santa Luzia. Motivados pela numerosa participação durante a caminhada da comunidade, dos trabalhos desenvolvidos e também por reflexões anteriores. Perguntando ao povo sobre a proposta, não houve manifestação contrária e a confirmação foi registrada com as mãos levantadas, Assim foi declarada Santa Luzia padroeira da Comunidade.

“Estavámos pensando em Santa Luzia como padroeira, para nós foi uma benção. a comunidade quase toda presença. foi uma benção celebrar esse dia”, relatou Maria da Conceição (membro da comunidade).

Durante a celebração foi renovado os votos de casamento de Jacinta e Elenilton (35 anos de casados).  Ao som da épica música de Pe Zezinho (Oração da Família) o povo fez sua oração ao casal. As homenagens foram feitas a neo padroeira com o deposito de rosas aos pés da imagem.

Acompanhe as imagens: https://www.facebook.com/capsantaterezinha/