Morre bispo emérito de JiParaná (RO)


 


 


Morre bispo emérito de JiParaná (RO)


O corpo do bispo emérito de JiParaná (RO), dom Antônio Possamai, será sepultado na terça-feira (30), em JiParaná. O religioso morreu no sábado (27), na UTI do Hospital 9 de Julho, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após dezessete dias de internação com diversas complicações. O velório aconteceu, neste domingo (28), na Paróquia São João Bosco, em Porto Velho (RO) e a missa de corpo presente foi presidida pelo arcebispo da cidade, dom Roque Paloschi, que divulgou nota de falecimento.


Comunicado Oficial da Diocese


É com sentimento de pesar que a Arquidiocese de Porto Velho comunica o falecimento de um grande profeta de nossos tempos dom Antônio Possamai, SDB, Bispo Emérito de Ji-Paraná, às 16 horas do dia 27 de outubro de 2018, na UTI no1 do Hospital 9 de Julho em Porto Velho, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após dezessete dias de internação com diversas complicações.


Solidarizamo-nos também com dom Bruno Pedron, SDB, e todo o povo de Ji-Paraná. A vida de dom Antônio nos ensine a construirmos juntos o Reino do Pai que também é nosso (cf. Prece Eucarística V). Descanse em Paz!


Dom Roque Paloschi, Arcebispo Metropolitano

Pe. Marcelo Moschini Daudt, chanceler


Biografia


Nascido em 5 de abril de 1929 em Ascurra (SC), dom Antônio foi ordenado presbítero na congregação dos Salesianos de Dom Bosco em 8 de dezembro de 1957. Eleito primeiro Bispo de JiParaná em 4 de março e ordenado no dia 15 de maio de 1983, assumiu como lema o texto de Lc 4,18: “Enviou-me para evangelizar os pobres”, o que assumiu com muito amor e coragem, colocando-se sempre ao lado dos pequenos e oprimidos, enfrentando sem medo aqueles que roubam o povo para acumular para si e para os seus. Exerceu o Ministério Episcopal naquela diocese até o dia 11 de abril de 2007, e desde então reside em Porto


Velho, sendo sempre uma presença viva do Evangelho de Jesus em meio a todos. Nos últimos anos residiu na Paróquia São João Bosco, juntamente com os padres da Igreja Irmã de Niterói, a quem somos imensamente gratos pelo cuidado e dedicação prestados a esse querido Discípulo Missionário de Jesus.


Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de dom Antônio Possamai


Brasília, 29 de outubro de 2018


Prezado irmão, Dom Roque Paloschi


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom Antônio Possamai, bispo Emérito de JiParaná (RO), na tarde de sábado, 27 de outubro. Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.


Primeiro bispo da diocese de JiParaná, dom Antônio se destacou como o bispo da solidariedade, sempre se colocando ao lado dos pequenos e oprimidos. Com o povo Ji-Paranaense, louvamos a Deus por tantos frutos de sua atuação, no decorrer dos 24 anos de pastoreio na Diocese, com grande atuação na promoção e defesa dos mais necessitados.


Enviamos nossas orações pelo descanso eterno de dom Antônio Possamai.


Em Cristo,


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB