Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos: Pré-congresso Vocacional acontece este fim de semana

????????????????????????????????????
Quando começou a servir no Altar do Senhor, como coroinha, o estudante Fernando Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, sentiu-se chamado ao sacerdócio. E passou a rezar com mais intensidade, buscando discernir, afinal, para onde Deus o chamava, se para a vida diocesana ou religiosa.

Rayllene Loiola, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Juazeiro, já discerniu: quer o matrimônio. Mas quer também ajudar outros jovens, como Fernando, a descobrirem o seu lugar no mundo. Por isso atua como animadora vocacional.

A fim de partilharem as experiências de fé e de encontro com Cristo, a partir de uma reflexão aprofundada sobre “vocação e discernimento” os dois, unidos a outros jovens, estão reunidos este fim de semana (02 a 04/8), no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araujo Matos, em Crato. Lá, participam do Pré-congresso Vocacional, promovido pela Diocese de Crato.

Esse encontro, de acordo com o Padre Cícero Luciano Lima, coordenador da Pastoral Vocacional no Regional NE 1 e reitor do Seminário Propedêutico de Crato, a ideia é reunir padres, diáconos, seminaristas, religiosas, leigos (consagrados e não-consagrados) para dar testemunho de vida e de atuação na Igreja, de modo a inspirar os jovens a fazerem o mesmo, além de manifestar comunhão de pensamento e de oração com a Pastoral Vocacional do Brasil que, em setembro próximo, realiza o IV Congresso Vocacional em Aparecida – SP. Leia mais aqui: https://congressovocacionalbrasil.com.br/

“Nestes três dias vamos refletir e meditar sobre as vocações, para assumirmos o nosso compromisso, como Igreja, na sociedade, conscientes das nossas responsabilidades. Quando descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir, descobrimos também um caminho de santidade e de felicidade”, disse o padre.

Abertura

O Pré-congresso Vocacional foi aberto, na noite desta sexta-feira (2), com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo Padre Cícero Luciano, Padre Gilberto Floresça, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Juazeiro, e Padre Paulo Henrique Teles de Almeida, do Clero de Anápolis – GO, e assessor do evento.

Na homilia, o bispo recordou aos participantes que todos são chamados, em primeiro lugar, a ser “povo de Deus, discípulo do Senhor”. E, dentro desse conceito, encontrar a sua vocação específica, para, então, pô-la a serviço da comunidade:”É importante reconhecer o dom que está dentro de nós, mas sabendo que é dom de Deus. Depende de nós o esforço, para que esse dom se manifeste. Não podemos abafá-lo por medo ou vergonha, mas confiar.”

Para saber mais:

Agosto foi definido como “mês vocacional” pela Igreja no Brasil em 1981. O objetivo – ainda hoje – é conscientizar as comunidades quanto às responsabilidades que elas compartilham no processo vocacional. Por isso, a cada domingo, uma vocação é refletida, especificamente, sendo o último reservado ao Catequista:

1ª semana: vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispo;

2ª semana: vocação para a vida em família (atenção especial aos pais);

3ª semana: vocação para a vida consagrada: religiosas (os) e consagradas (os) seculares;

4ª semana: vocação para os ministérios e serviços da comunidade;

Acompanhe, aqui, a transmissão ao vivo do Pré-congresso: https://www.facebook.com/seminariocrato

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação