Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  19/04/2017 
DIOCESE DE CRATO

Dom Gilberto ao Clero Diocesano: Manifestem a ressurreição do Cristo

O encontro do Clero Diocesano, iniciado na manhã desta terça-feira (18), prosseguiu durante toda a tarde e adentrou à noite com a celebração da “Missa com Vésperas”. Aos padres e diáconos presentes ao Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, dom Gilberto exortou: “Manifestem a ressurreição do Cristo”.

Entretanto, as exortações do bispo diocesano perpassam o clero, servindo como bússola também para o povo. Em sua homilia, que partiu do Evangelho de São João (Jo 20,11-18), quando Maria, ao visitar o túmulo onde puseram Jesus, percebe que este encontrava-se vazio e então, desolada, começa a chorar, dom Gilberto refletiu: “O túmulo vazio é um convite à fé, a garantia que Cristo ressuscitou. A vida nova, então, começa com um anúncio, o anúncio do Senhor”.

E, sendo assim, para que a Páscoa, a vida nova, seja sempre presente em nossa vida, devemos nos perguntar: “Que devemos fazer para revelar mais a pessoa de Jesus na vida dos irmãos? Que nós devemos fazer para anunciar Jesus, proclamá-lo, para que Ele seja conhecido e amado? Certamente essa resposta, continuou o bispo, não é intelectualizada, é uma resposta existencial, ela requer esse mistério da comunhão, porque ela não é uma resposta só minha, ela é uma resposta daquilo que o Senhor também quer de mim e como me quer. “Devemos aproveitar bem esse Tempo Pascal para renascermos também”, afirmou.

(Dom Gilberto: “O túmulo vazio é um convite à fé”. Foto: Patrícia Silva)

Outra pergunta que deve mover a todos é: “Como está sendo Páscoa pra nós? Como foi, também, a nossa ressurreição? Como está sendo esta nova vida a partir da experiência com o Crucificado, mas o Crucificado que ressuscita?”.

Programação

O encontro do Clero neste primeiro dia contou, ainda, com a exibição do Documentário “Laudato Si Renascer da esperança sobre o cuidado da casa comum”, editado pelas Paulinas. É um convite do Papa Francisco a toda a família humana para uma nova cultura do cuidado com a casa comum. Gravado pelo jornalista ambiental André Trigueiro e por teólogos, biólogos, sociólogos e representantes de entidades comprometidas com o meio ambiente, possui seis blocos temáticos, conforme os seis capítulos do documento do Papa.

Missa com Vésperas

O administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, padre Aureliano Gondim, explica que, quando reunido, é costume do Clero durante as missas rezá-la com a Liturgia das Horas. Trata-se de acrescentar à celebração salmodias (três Salmos que substituem o Ato Penitencial) e um Cântico Evangélico (após a Santa Comunhão). Neste caso, como a Missa foi realizada durante a noite, rezou-se as “Vésperas”. E, nela, o cântico do “Magnificat”, momento de render graças a Deus, espelhando-se no louvor da Virgem Maria

Um pouco mais de Catequese:

A Liturgia das Horas é a oração da Igreja, na qual são oferecidas a Deus ação de graça, louvor e preces. É composta de Oração da manhã, chamada de Laudes, celebrada “com o chegar da luz do novo dia”, às 6h. Oração da tarde, chamada de vésperas, realizada ao entardecer, quando o dia declina para receber a noite, às 18h. Oração da noite, chamada de completas, realizada antes do repouso, às 21h. O esquema completo da Liturgia das Horas apresenta orações para as 9h, 12h e 15h horas, bem como um ofício de leituras, para que sejam vividas, detalhadamente, cada momento da presença misteriosa de Jesus em cada um.

 

Fonte: www.diocesedecrato.org
Última atualização: 19/04/2017 às 12:45:06
 

Notícias Relacionadas

25/04/2017    Paróquias da Forania I participam de encontro formativo com a Pastoral do Dízimo
25/04/2017    Anunciado novo diácono permanente para a Paróquia de Mauriti
24/04/2017    Dom Pastana: “Todo encontro misericordioso com o Senhor é um encontro que gera vida”
24/04/2017    Novo “dom” para a Igreja do Ceará: Dom Edimilson Neves é ordenado bispo
24/04/2017    Em coletiva de imprensa, monsenhor Edimilson fala sobre a expectativa do pastoreio à frente da diocese de Tianguá
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br