Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  19/04/2017 
DIOCESE DE CRATO

Dom Gilberto ao Clero Diocesano: Manifestem a ressurreição do Cristo

O encontro do Clero Diocesano, iniciado na manhã desta terça-feira (18), prosseguiu durante toda a tarde e adentrou à noite com a celebração da “Missa com Vésperas”. Aos padres e diáconos presentes ao Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, dom Gilberto exortou: “Manifestem a ressurreição do Cristo”.

Entretanto, as exortações do bispo diocesano perpassam o clero, servindo como bússola também para o povo. Em sua homilia, que partiu do Evangelho de São João (Jo 20,11-18), quando Maria, ao visitar o túmulo onde puseram Jesus, percebe que este encontrava-se vazio e então, desolada, começa a chorar, dom Gilberto refletiu: “O túmulo vazio é um convite à fé, a garantia que Cristo ressuscitou. A vida nova, então, começa com um anúncio, o anúncio do Senhor”.

E, sendo assim, para que a Páscoa, a vida nova, seja sempre presente em nossa vida, devemos nos perguntar: “Que devemos fazer para revelar mais a pessoa de Jesus na vida dos irmãos? Que nós devemos fazer para anunciar Jesus, proclamá-lo, para que Ele seja conhecido e amado? Certamente essa resposta, continuou o bispo, não é intelectualizada, é uma resposta existencial, ela requer esse mistério da comunhão, porque ela não é uma resposta só minha, ela é uma resposta daquilo que o Senhor também quer de mim e como me quer. “Devemos aproveitar bem esse Tempo Pascal para renascermos também”, afirmou.

(Dom Gilberto: “O túmulo vazio é um convite à fé”. Foto: Patrícia Silva)

Outra pergunta que deve mover a todos é: “Como está sendo Páscoa pra nós? Como foi, também, a nossa ressurreição? Como está sendo esta nova vida a partir da experiência com o Crucificado, mas o Crucificado que ressuscita?”.

Programação

O encontro do Clero neste primeiro dia contou, ainda, com a exibição do Documentário “Laudato Si Renascer da esperança sobre o cuidado da casa comum”, editado pelas Paulinas. É um convite do Papa Francisco a toda a família humana para uma nova cultura do cuidado com a casa comum. Gravado pelo jornalista ambiental André Trigueiro e por teólogos, biólogos, sociólogos e representantes de entidades comprometidas com o meio ambiente, possui seis blocos temáticos, conforme os seis capítulos do documento do Papa.

Missa com Vésperas

O administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, padre Aureliano Gondim, explica que, quando reunido, é costume do Clero durante as missas rezá-la com a Liturgia das Horas. Trata-se de acrescentar à celebração salmodias (três Salmos que substituem o Ato Penitencial) e um Cântico Evangélico (após a Santa Comunhão). Neste caso, como a Missa foi realizada durante a noite, rezou-se as “Vésperas”. E, nela, o cântico do “Magnificat”, momento de render graças a Deus, espelhando-se no louvor da Virgem Maria

Um pouco mais de Catequese:

A Liturgia das Horas é a oração da Igreja, na qual são oferecidas a Deus ação de graça, louvor e preces. É composta de Oração da manhã, chamada de Laudes, celebrada “com o chegar da luz do novo dia”, às 6h. Oração da tarde, chamada de vésperas, realizada ao entardecer, quando o dia declina para receber a noite, às 18h. Oração da noite, chamada de completas, realizada antes do repouso, às 21h. O esquema completo da Liturgia das Horas apresenta orações para as 9h, 12h e 15h horas, bem como um ofício de leituras, para que sejam vividas, detalhadamente, cada momento da presença misteriosa de Jesus em cada um.

 

Fonte: www.diocesedecrato.org
Última atualização: 19/04/2017 às 12:45:06
 

Notícias Relacionadas

22/05/2017    Paroquianos de Mauriti fazem Tríduo em louvor aos 15 anos de sacerdócio do Padre Fernandes
22/05/2017    Encontros paroquiais discutem formação e reestruturação da Pastoral do Dízimo
22/05/2017    Dom Pastana concede entrevista ao Setor de Comunicação do Santuário de Fátima, em São Benedito – CE
22/05/2017    “Anunciar como Maria a Boa Notícia entre os povos”
22/05/2017    Dom Edimilson Neves toma posse como bispo da Diocese de Tianguá neste sábado (20)
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br