Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  11/10/2017 
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

Cáritas Arquidiocesana comemora 50 anos

No dia 15 de outubro, (domingo) a partir das 9h, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” a Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza estará comemorando com todos os amigos e amigas que fazem parte da história com uma celebração eucarística, apresentações artísticas e muita festa, os seus os 50 Anos, agradecendo a Deus pela existência desta entidade.

Um novo ciclo se abre na comemoração dos 50 anos da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza. E abre-se em meio a muitos desafios sociais, políticos, econômicos, religiosos. 50 anos é um tempo de muitos significados. Significa dizer que o aniversariante já durou meio século, que já acumulou muitas memórias, tem muita história pra contar. É a idade do ouro.

A Igreja costuma dizer que é tempo de JUBILEU. Jubileu é um aniversário solene, é também um grande espaço de tempo. Entre os hebreus, antigamente, jubileu era uma festividade realizada de cinquenta em cinquenta anos, onde se comemorava a remissão da servidão, das dívidas e das culpas. A origem do jubileu é bíblica, como é possível verificar em Levítico 25,1-17. O ano do júbilo se abre com o toque da trombeta, chamada em hebraico “jobel”, daí o nome jubileu. A legislação antiga previa a prática da libertação do escravo e a devolução das propriedades a cada sete anos. A nova legislação declarou santo o quinquagésimo ano onde era proclamada a libertação para todos os moradores do país. “Será o ano do júbilo, onde não semearão. Será um ano sagrado e que comerão o que o campo produzir”.

A Cáritas da Arquidiocese de Fortaleza é sinal de libertação no trabalho de acompanhamento organizacional que realiza com os/as catadores/as de materiais recicláveis, com os/as empreendedores/as da Economia Popular Solidária, no acompanhamento de comunidades em busca da garantia de políticas públicas e no acompanhamento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Recentemente está iniciando um trabalho para formação de Cáritas Paroquiais no sentido de fazer com que a Paróquia seja uma irradiadora da caridade que organiza e transforma comunidades, promovendo um zelo pela questão social.

Desejamos que os 50 anos da Cáritas Arquidiocesana seja celebrado com grande júbilo por todos os seus feitos, por tudo o que viveu a partir de cada pessoa que doou o seu tempo, seja como agente Cáritas, seja como voluntário(a), seja como diretor(a) ou conselheiro(a) fiscal, seja como parceiro(a). É hora da memória, de lembrar as lutas de todo esse tempo, dos rostos dos sujeitos com quem convivemos e ouvimos suas necessidades, seus desejos e com eles e elas lutamos na busca de preservar os direitos inerentes a cada pessoa. Mas queremos também que seja um tempo de semeadura para o que pode vir. A CAF ainda tem muito que render nessa Arquidiocese, onde o povo ainda vive em busca da terra prometida e dos seus direitos que historicamente têm sido negados. Que a Cáritas continue distribuindo fraternidade, partilha e desejo de organização a todos e todas que dela precisarem!

Fonte: www.arquidiocesedefortaleza.org.br
Última atualização: 11/10/2017 às 08:57:52
 

Notícias Relacionadas

20/10/2017    SSPDS divulga Plano Operacional para o X Evangelizar Fortaleza
20/10/2017    Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.
19/10/2017    XIX Assembleia Estadual da Pastoral Operária do Ceará
18/10/2017    Católica de Fortaleza discute futuro da Religião em Simpósio
18/10/2017    Papa Francisco nomeia novo bispo para a diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br