Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  14/02/2018 

Para que todos tenham vida plenamente: Quarta-feira de Cinzas abre período da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, na Diocese de Crato

 

 

 

 

Com a liturgia da Quarta-feira de Cinzas, a Igreja, em todo o mundo, inicia o período da Quaresma, quarenta dias que antecedem a Páscoa do Senhor, Mistério maior da fé Crista. Em comunhão, na Igreja Catedral, coração da Diocese de Crato, serão celebradas duas Missas neste dia 14 de fevereiro. A primeira aconteceu durante a manhã, presidida pelo pároco e cura, Padre José Vicente Pinto. Com uma casula roxa, símbolo da penitência, ele adentrou ao templo, junto ao diácono Afonso Pierre, enquanto o canto de entrada preparava o povo ali reunido, formado por religiosas, agentes de pastorais, movimentos e comunidades carismáticas, para a cerimônia eucarística, na qual, conforme pede a tradição, foi feita a benção e imposição das cinzas sob a fronte dos fiéis, por meio do sinal da cruz.

“Não é um dia para lamentos, mas um dia para uma profunda reflexão a respeito da nossa presença no mundo”, orientou o sacerdote, no início da homilia, dedicada à simbologia deste tempo: “Sabedores que Deus chamou-nos à existência com uma missão própria, aquilo que nós chamamos de vocação, a primeira delas sendo a santidade, significa dizer que nós fomos criados por Deus e a Ele pertencemos”.

Depois, referindo-se às leituras, disse que estas “convocam o homem a pensar sobre a sua própria realidade, percebendo o quanto ele está próximo ou distante de Deus”. Segundo Padre José Vicente, diante das circunstancias que envolvem a vida, o que nos dará a certeza que não somos dependentes, nem escravos do mundo, é a assistência, o apoio da graça divina. Dessa forma, mesmo vivendo no cotidiano, devemos, sabiamente, dia após dia, fazer essa reflexão por uma justa opção pelas coisas de Deus, através da esmola, do jejum e da oração. A este propósito, o cura da Catedral explicou: “O jejum nos coloca em íntima comunhão com Deus, através da mortificação, da negação de nós mesmos. A esmola nos impulsiona à dimensão social, caritativa, para a prática do bem. A oração nos leva à escuta da vontade de Deus. Orar é muito mais escuta e silêncio. Se eu falo initerruptamente, como posso ouvir a voz de Deus? Busquemos, então, praticar essas três dimensões da Quaresma, que sejam agradáveis a Deus e edificantes para todos nós”.

Campanha da Fraternidade

No Brasil, a Campanha da Fraternidade existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial acontece sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando a Igreja convida os fiéis a intensificarem as três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola. Este ano, a Campanha dá ênfase à paz com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e lema “Em Cristo, Somos Todos Irmãos”. Na Catedral de Crato, o lançamento se dará na Missa das 17h.

Reportagem: Patrícia Mirelly 

Fotos: Jornalista Patrícia Silva

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 14/02/2018 às 14:37:05
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br