Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  16/04/2018 

Dom Vasconcelos concelebra santa missa em Aparecida com tema do Dia Mundial das Comunicações

Eucaristia foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, Dom Darci José Nicioli, e concelebrada pelos 18 bispos referencias para a comunicação

Redação Correio da Semana com CNBB

O Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC), que será celebrado no dia 13 de maio, na Solenidade da Ascenção do Senhor, foi lembrado em santa missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP) no domingo, 15, às 18h. A Eucaristia foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, Dom Darci José Nicioli, e concelebrada pelos 18 bispos referencias para a comunicação nos regionais da Conferência Nacional para os Bispos do Brasil (CNBB). Entre os bispos concelebrantes estava Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo referencial para a Comunicação no Regional Nordeste 1 da CNBB e bispo da Diocese de Sobral. A celebração aconteceu durante a programação da 56ª Assembleia Nacional da CNBB, que segue até o dia 20 de abril.

Segundo Dom Darci, o momento quer marcar a unidade e o compromisso de que a comunicação está sempre a serviço da verdade. “Este momento quer ser uma romaria da Pascom, tendo como representantes dos inúmeros regionais os senhores bispos que aqui estão”.

Fake News

Com o tema “A verdade vos tornará livres: fake News e jornalismo de paz”, o Dia Mundial das Comunicações Sociais quer refletir sobre o crescimento da propagação de notícias falsas e a responsabilidade do ser humano diante da verdade.

Na sua mensagem por ocasião do DMC, o Papa Francisco afirma que “as fake news propagam-se com grande rapidez e de forma dificilmente controlável, não tanto pela lógica de partilha que caracteriza os meios de comunicação social, mas, sobretudo, pelo fascínio que detêm sobre a avidez insaciável que facilmente se acende no ser humano”.

Assim, o tema desse ano, segundo o santo padre, traz essa necessidade do educar para a verdade, que “significa ensinar a discernir, a avaliar e ponderar os desejos e as inclinações que se movem dentro de nós, para não nos encontrarmos despojados do bem ‘mordendo a isca’ em cada tentação”.

A temática da mensagem, segundo Dom Darci, é muito atual e presente na realidade de Brasil hoje. “Sabemos quão deletério é quando a pessoa se faz mentirosa, mas também quando os meios de comunicação acabam divulgando mentiras. É a não comunicação. É uma comunicação que manipula, que domina. Dai não construímos um mundo diferente a partir de uma comunicação que liberta”.

Dia Mundial

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração instituída pelo Concílio Vaticano II, com o Decreto Inter Mirifica. O Papa Paulo VI foi o primeiro a celebrar o DMC, em maio de 1967. O DMC sempre é celebrado na Solenidade da Ascenção do Senhor, sendo que em 2018 a data será 13 de maio.

por: Tereza Fernandes 

 

Fonte: Diocese de Sobral
Última atualização: 16/04/2018 às 10:36:10
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br