Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  16/05/2018 

Dona Marlene e Dom Vasconcelos: amor, companheirismo e discipulado

Bispo diocesano de Sobral comemora 55 anos de idade neste sábado, 12 de maio

Era dia das mães naquele 12 de maio de 1963 no qual o casal José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos contemplavam o sorriso de seu primeiro de seis filhos: José Luiz Gomes de Vasconcelos. A alegria no coração de Dona Marlene era tamanha, ao ser mãe pela primeira, que ela sequer poderia imaginar que mais tarde seu filho primogênito seria padre e depois bispo. “Eu me considero privilegiada. Uma mulher que é mãe de um padre está consagrada a Deus porque de dentro do seu ventre nasceu uma pessoa para Deus”, garante.

Ela lembra com carinho a primeira infância de seu primogênito. “José Luiz é meu primeiro filho. Nasceu no dia das mães em 1963. Era um bebê maravilhoso, lindo, nunca me deu trabalho. Foi o primeiro neto, muito paparicado”, descreve dona Marlene. Dom José Luiz gosta de conversar e de estar com os familiares e amigos, segundo dona Marlene. A relação com o filho é especial. “Amo muito todos os meus filhos, ajudo no que eu posso, mas José Luiz para mim é especial. Tenho ele como filho, mas também como um pastor, como uma pessoa superior a mim. Estou aqui e sempre o acompanhei, nunca deixei de estar ao seu lado. Tive tão doente, mas Deus me deu a graça de viver mais um pouquinho para estar ao lado dele”, diz.

O desejo pela vida sacerdotal começou cedo, quando José Luiz ainda era criança. “Ele não gostava de brincar de bicicleta ou de jogar bola, gostava de ler e de brincar de ser padre. Fazia um altarzinho”, lembra a mãe com um sorriso gigante. Aos 14 anos, ele pediu pela primeira vez ajuda para seguir a vocação sacerdotal. “Quando José Luiz tinha 14 anos, ele me pediu para levá-lo ao Monsenhor Adelmar da Mota Valença para ver o que diria sobre a vocação dele. Ele disse que ele estava muito jovem e não podia entrar no seminário com 14 anos”, conta. A tristeza inicial por não ter ingressado ainda adolescente não impediu que o desejo de se tornar sacerdote só crescesse.

Dom José de Vasconcelos cursou o primeiro grau maior e o segundo grau no Colégio Santa Sofia das Religiosas da Instrução Cristã, ingressando no Seminário Propedêutico em Garanhuns no ano seguinte. Em 1984 foi enviado para o Seminário Regional Nordeste II e iniciou o curso de filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER. No ano seguinte foi enviado por seu bispo diocesano Dom Tiago Postma para o Seminário Diocesano de Guarulhos SP. “Fui visitá-lo várias vezes, em todos os lugares para onde ele foi. E a cada ano ele vinha nos visitar em Garanhuns”, conta Dona Marlene.

Ordenação

A ordenação diaconal e depois a sacerdotal trouxeram intensa alegria ao coração de Dona Marlene. “Eu me senti a mais feliz das mães porque eu sou muito católica. Não pensava que ia ter um filho padre, mas já que Deus me concedeu essa graça, eu fiquei felicíssima’, garante. Aos 19 de agosto de 1989, domingo da Assunção de Nossa Senhora, foi ordenado diácono na Igreja Matriz de Águas Belas –PE e aos 09 de dezembro de 1989, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde fora batizado.

Dom José de Vasconcelos foi nomeado pelo Santo Padre, O Papa Bento XVI, como Bispo auxiliar de Fortaleza no dia 21 de março de 2012. A sagração episcopal foi no dia dia 11 de junho de 2012 por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo de Garanhuns e apresentado à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar em 6 de julho de 2012. No dia 29 de Agosto de 2015, tomou posse como Bispo da Diocese de Sobral. “Fiquei tão feliz com o meu filho padre, imagine como bispo. A alegria que eu senti foi tão grande que passei mal. No dia da sagração episcopal foi um pedacinho do céu que desceu à terra”, destaca.

 

Fonte: Diocese de Sobral
Última atualização: 16/05/2018 às 07:43:46
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br