Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  11/07/2018 

Enviado do papa preside missa de abertura do 5º Congresso Missionário Americano

Enviado do papa preside missa de abertura do 5º Congresso Missionário Americano

Celebração de abertura do CAM 5. Fotos: Imprensa Pom/Fabrício Preto – Assessor de Imprensa

O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, presidiu a missa que abriu o 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), na tarde desta terça-feira, 10, na praça da Catedral San Lorenzo, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Enviado especial do papa Francisco para acompanhar o Congresso, o cardeal disse que a “obra missionária tem um coração, um centro, um nome: Jesus”. Segundo o cardeal, todos que encontram Jesus, “reconhecem Deus”.

Cardeal Filoni ressaltou que o CAM 5 precisa da bênção de Deus “para entender bem e levar adiante a obra de Jesus”. “É preciso evitar que a obra missionária se reduza a filantropia. Qualquer obra missionária é anúncio e testemunho. Anúncio de Jesus, de sua obra, de sua ternura”, acrescentou. Ele pediu que o Congresso seja bênção para os pobres, os desempregados, marginalizados “e todos que têm fome e sede de justiça”.

Com o tema “A alegria do evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, o Congresso quer “fortalecer a identidade e o compromisso missionário Ad Gentes da Igreja na América”. Até sábado, 14, mais de 2.500 delegados vindos da maioria dos países do continente americano estarão reunidos para aprofundar o tema do Congresso por meio de conferências e oficinas.

Elogiada pelos missionários, a organização do Congresso foi o destaque nesse primeiro dia. Acolhidos pelas paróquias e hospedados em casas de famílias, os missionários sentem a alegria e animação dos bolivianos com o Congresso. Nas paróquias, foram distribuídos o material e as credenciais do Congresso pouco antes da missa de abertura para a qual forma em micro-ônibus especialmente contratados para esse fim.

Parte da delegação brasileira no CAM 5

 Programação da quarta-feira, 11 de julho – A sessão de abertura dos trabalhos do CAM 5 começou às 9h (horário local). Já a primeira conferência, ministrada por Dom Guido Charbonneau, bispo de Honduras, será às 11h e discutirá o tema “A alegria apaixonante do evangelho”. Na parte da tarde, a partir das 14h30, os congressistas serão divididos em grupos e trabalharão em oficinas, conservatórios e sub-assembleias, conforme inscrição prévia.

Texto: Fabrício Preto – Imprensa POM

Fonte: CNBB
Última atualização: 11/07/2018 às 12:31:44
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br