Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  24/07/2018 

II Congresso Bíblico-Catequético, promovido pelo Regional NE 1, é sediado pela Diocese de Crato

 

 

A iniciação à vida cristã é a coluna para a educação da fé. Mas, para que assim ela se constitua, é preciso formar bons catequistas. Essa foi a proposta do II Congresso Bíblico-Catequético promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Nordeste I. A Diocese de Crato foi a sede escolhida para as reflexões. Aqui estiveram presentes mais de duzentos catequistas das nove dioceses do Ceará, dispostos a aprimorar os conhecimentos necessários para ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos a crescerem na fé. A programação, iniciada na última quinta-feira (19), foi concluída neste domingo (22) com a Santa Missa, presidida pelo bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana. Para ele, este foi um momento enriquecedor, de partilhas e trocas de experiências.

“Para nós é uma alegria acolher todas as igrejas particulares do Regional Nordeste I, e, juntos, partilharmos as formas de evangelização, de anúncio da Palavra de Deus. Sem dúvida, é um enriquecimento também para nossa diocese, por essa troca de conhecimento que amplia nossa visão de igreja, de fé e, sobretudo, o nosso compromisso com o seguimento ao Senhor”, disse Dom Pastana.

Tendo a “Bíblia como fonte para a Catequese litúrgica a serviço da iniciação à vida cristã”, o Congresso contou com a participação do bispo referencial da catequese, Dom Javier Hernández, a coordenadora regional, Erivan Ferreira, o professor da Universidade Católica de Pernambuco, Artur Peregrino, dentre outros. A dinâmica do Congresso também contou com formação de grupos, nos quais os participantes debateram os temas tratados e produziram conclusões para aplicação no trabalho.

A catequista Natália Barbosa Araújo, da Arquidiocese de Fortaleza, conta que estes dias muito a ajudaram a “perceber que nós estamos caminhando. Demos um primeiro passo, no processo da iniciação à vida cristã, e temos que acolher aqueles que ainda não iniciaram. Isso é o principal”. Em sua fala, ela também destacou os formadores, que abordaram o assunto de forma “muito prática”. Roberto de Sousa Nascimento, Diocese de Quixadá, embora não sendo catequistas, mas participando na condição de ouvinte, partilha do mesmo sentimento: “Aqui, aprendemos mais como acolher aqueles que estão lá fora. Pra mim, foi um momento de grande crescimento”.

O próximo Congresso Bíblico-Catequético acontece em 2021, na Diocese de Limoeiro do Norte.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 24/07/2018 às 17:54:07
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br