Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  08/11/2018 

Em encontro anual, assessores e secretários-executivos avaliam caminhada

Em encontro anual, assessores e secretários-executivos avaliam caminhada

Os articuladores da ação evangelizadora da Igreja no Brasil estão reunidos na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Secretários executivos dos 18 regionais e assessores das Comissões Episcopais Pastorais da entidade participam da reunião anual, que acontece desde a manhã de terça-feira, 6, até quinta, 8. Na pauta, o trabalho de evangelização desenvolvido pelos dois grupos e a partilha dos desafios, experiências e conquistas de cada um deles.

Cardeal Sergio da Rocha (ao centro), presidente da CNBB e arcebispo de Brasília. Foto: CNBB/Willian Bonfim

Segundo o subsecretário adjunto de pastoral, padre Deusmar Jesus da Silva é por meio da reunião que os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências de vida a serviço da CNBB e da Igreja no Brasil. “Nessa terça-feira, por exemplo, nós estamos trabalhando a questão da partilha dos secretários e dos assessores, da experiência que viveram nesses últimos quatro anos na CNBB”, disse.

Ainda na terça-feira, o cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB e arcebispo de Brasília teve a oportunidade de partilhar com o grupo sua experiência como relator-geral do Sínodo dos Bispos de 2018, cuja temática foi dedicada aos jovens.

A comunhão entre assessores e secretários-executivos dos regionais também será fortalecida nestes dias de trabalho. “É uma possibilidade grande que eles têm de discutir os seus problemas, trazerem um pouco a realidade dos regionais, pegarem orientações e fazerem uma caminhada em harmonia e em unidade com as orientações da CNBB”, finalizou o padre Deusmar.

Padre Agenor Guedes Filho (de azul), secretário executivo do regional Nordeste 2 da CNB). Foto: CNBB/Daniel Flores

Partilha

Secretário executivo do regional Nordeste 2 da CNBB, padre Agenor Guedes Filho ressaltou que o momento não só serviu para partilhar as experiências, mas também para compartilhar as dificuldades e projetar as atividades do próximo ano. “Esse é um momento muito precioso, onde nos reunimos para fazer uma avaliação do trabalho de todo o ano, partilhar as nossas experiências, as dificuldades vividas por cada regional, sonhos, esperanças, perspectivas e projetar já o próximo ano, avaliando essa caminhada e já lançando luzes e expectativas para os próximos anos ”, disse.

Irmão Silvio da Silva (de cinza), secretário-executivo do regional Oeste 1. Foto: CNBB/Daniel Flores

Irmão Silvio da Silva, secretário-executivo do regional Oeste 1 revelou que essa reunião trouxe uma oportunidade inédita: a do grupo fazer uma partilha de vida. “É realmente uma experiência muito bonita a que estamos fazendo aqui nessa reunião, porque a gente já se conhece inclusive há 3 anos, mas nos conhecemos de outros encontros, essa reunião em específico nos trouxe uma novidade, pois aqui estamos fazendo uma partilha da própria vida, isto é, eu me apresento não só como secretário-executivo, mas apresento quem é essa pessoa que está secretário-executivo no momento e a gente acaba conhecendo a história das pessoas e situações que a gente nunca imaginou que aquela pessoa teria passado na vida, então esse encontro está sendo diferenciado por causa disso”, revelou.

Programação

Além do diálogo entre assessores e secretários estão previstas outras atividades ao longo do encontro. Na programação consta uma reunião entre os secretários-executivos e os colaboradores da sede, responsáveis pelos setores administrativos da entidade. A ideia segundo o padre Deusmar é que todos os representantes dos regionais possam tirar suas dúvidas para que, futuramente, possam trabalhar em sintonia com a Matriz. Além disso haverá uma visita à sede oficial da CNBB que passa por um período de reforma. Na ocasião, todos terão a oportunidade de conhecer o local.

Fonte: CNBB
Última atualização: 08/11/2018 às 09:32:28
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br