Ordenações diaconais ocorrem dia 18 na diocese de Itapipoca

A jubilanda Diocese de Itapipoca unida ás famílias e amigos dos seminaristas Luís Erdegildo e Raul Cardoso, e do candidato ao Diaconato Permanente Sr. Lindemberg, em comunhão com suas respectivas paróquias de origem (Nossa Senhora do Rosário-General Sampaio, São Sebastião-Apuiarés e Jesus Cristo Redentor-Itapipoca) muito se alegra; pois, pela Imposição das Mãos e Oração Consecratória de Dom Rosalvo Cordeio de Lima, bispo diocesano, ordenou diáconos estes seus filhos para o serviço ao povo de Deus na grande missão da Igreja.

HISTÓRICO: 

LINDEMBERG TEIXEIRA LIMA, primeiro filho do casal (in memoriam) José Teixeira Lima e Rita Teixeira Lima, nasceu no dia 17 de julho de 1956 em Itapipoca-CE. Em 31 do mesmo mês e ano, recebeu os sacramentos do Batismo e Confirmação na Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês, sendo oficiante o Padre José Juarez Filho (in memoriam). Em 16 de março de 1977, casou-se com Marta Núbia Correa Lima, com quem teve três filhas: Marly, Kelly e Pamela. Atualmente têm sete netos. Cursou a Escola Diaconal São Lourenço na Arquidiocese de Brasília-DF, com início no ano de 2005 e término no ano de 2009. Em 27 de setembro de 2008, na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Guará 1/DF, foi admitido às Ordens Sacras. Em 19 de abril de 2009, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião/DF, recebeu o Ministério de Leitor. Em 15 de agosto de 2009, na Paróquia Santo Antônio, Ceilândia/DF, recebeu o Ministério de Acólito. Ambos ministérios e admissão lhe foram concedidos por sua Excelência Reverendíssima Dom João Braz de Aviz, então Arcebispo de Brasília. No ano de 2015, concluiu o curso de graduação em Teologia no Instituto de Ciências Humanas São João Paulo II, pela Faculdade Católica de Anápolis-GO. Na Arquidiocese de Brasília, realizou seus Estágios Pastorais na Paroquia Santo Inácio de Loyola, em Samambaia-DF. E na Diocese de Itapipoca, nas Paróquias São José em Canaan/Trairi-CE, e Jesus Cristo Redentor, no Violete/Itapipoca.

LUÍS ERDEGILDO RODRIGUES DE SOUSA, terceiro filho do casal Luiz Ribeiro de Sousa e Maria Cleurismar Rodrigues de Sousa (in memoriam), nasceu no dia 23 de janeiro de 1994 em Tejuçuoca-CE. Em 29 de junho do mesmo ano, aos seis meses de vida, recebeu o sacramento do Batismo na Igreja Matriz São Pedro em Tejuçuoca, sendo oficiante o Padre Clayton de Lima Teles, e seus padrinhos: o casal Benedito Matos e Maria Aurineide (vela) e Rosimeire Santos (apresentar). Em 25 de julho de 2005, aos 11 anos, recebeu pela primeira vez os sacramentos da Confissão e Eucaristia na capela São Judas Tadeu em Riacho das Pedras II/General Sampaio, das mãos do Padre João Batista Lourenço. Em 02 de agosto de 2008, aos 15 anos, recebeu o sacramento da Confirmação na Igreja Sagrado Coração de Jesus na Sede, das mãos de Dom Antonio Roberto Cavuto, sendo seu padrinho o sr. Pedro Aurélio. Em 2010, fez o vocacional na Ordem dos Frades Menores [de Canindé]; neste mesmo ano e no ano seguinte (2011), ingressou no vocacional da Diocese de Itapipoca. Desde muito cedo engajado e dedicado ás coisas da Igreja, na adolescência e início da juventude serviu à sua comunidade como catequista, membro do Conselho Pastoral, assessor da Infância Missionária, celebrante e missionário.

RAUL CARDOSO GOMES DA SILVA, segundo filho do casal Antonio Gomes da Silva, o Salezio (in memoriam) e Sandra Suele Cardoso Bizerra Gomes, nasceu no dia 30 de novembro de 1989 em Jabaquara-SP. Em 10 de março de 1991, com um ano e três meses de vida, recebeu o sacramento do Batismo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Jardim Pedreira em Santo Amaro, sendo oficiante o Padre Marco Tojui, e seus padrinhos: o casal Francisco José Teles Pinto e Ana Marly Cardoso Pinto (vela) e Ana Suelena Cardoso Bezerra (de apresentar). Em 03 de dezembro de 1999, aos 10 anos, recebeu pela primeira vez os sacramento da Confissão pelo padre Neto e no dia seguinte a Eucaristia na Matriz da Paróquia São Sebastião em Apuiarés, das mãos do Padre Afonso. Em 12 de junho de 2005, aos 15 anos, recebeu o sacramento da Confirmação na Igreja Matriz de São Sebastião – Apuiarés, das mãos de Dom Benedito Francisco de Albuquerque, sendo seu padrinho o sr. Alípio Neto. Em 2011, ingressou no vocacional da Diocese de Itapipoca. Também desde muito cedo engajado e dedicado ás coisas da Igreja, quando criança na Infância Missionária e posteriormente Juventude Missionária, ademais membro do grupo Corrente Envolvente (Projeto TABOR), da Pastoral da Juventude, do grupo de teatro Vida e Arte, do Terço dos Homens e da Pastoral de Liturgia.

Erdegildo e Raul foram aprovados para ingresso, em 1º de fevereiro de 2012, no Seminário Propedêutico São João Paulo II em Itapipoca-CE, onde foram acolhidos pelo então reitor Padre Francisco de Assis Oliveira. Em 2014, tendo sido aprovados no vestibular, passaram a residir no Seminário Filosófico e Teológico Dom Paulo Ponte em Maracanaú-CE para cursar Filosofia (2014-2016) e posteriormente Teologia (2017-2020), na Faculdade Católica de Fortaleza, sendo acolhidos e acompanhados pelos formadores: reitor Padre Edvaldo Monteiro, então vice-reitor Padre José Oscar e, posteriormente, Padre Paulo José. Ali residiram por 7 anos, período correspondente a vivência das etapas Discipulado e Configuração no processo formativo inicial. Em solenes liturgias no próprio seminário, Dom Antonio lhes conferiu o Ministério do Leitorado, em 14 de novembro de 2018; Acolitato, em 23 de novembro de 2019; e a Admissão ás Ordens Sacras, em 4 de novembro de 2020. Pregou o Retiro Espiritual preparatório á suas ordenações, o padre reitor Edvaldo Monteiro. E hoje, neste dia 18 de dezembro deste ano da Graça do Senhor, na companhia do sr. Lindemberg, serão ordenados no terceiro grau do Sacramento da Ordem.

O Diácono é fortalecido com o dom do Espírito Santo, ordenado para o Ministério da Palavra, do altar e da caridade. Depende do Bispo no exercício do seu ministério, a quem ajudam e a quem servem. Suas funções principais devem ser: anunciar o Evangelho, servir nas celebrações eucarísticas e se dedicar à caridade ao povo de Deus. Roguemos ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora das Mercês, excelsa padroeira desta nossa Diocese, que derrame com abundância a Sua graça sobre estes seus filhos Erdegildo, Raul e Lindemberg, configurando-os cada vez mais a Jesus Cristo Bom Pastor.