Papa Francisco cria a diocese de Xingu-Altamira no Pará

O Santo Padre extinguiu, nesta quarta-feira, 6 de novembro, a prelazia do Xingu, no Pará, e erigiu a diocese de Xingu-Altamira (PA) nomeando como seu bispo dom João Muniz Alves, religioso que até então exerceu a função de bispo nesta mesma circunscrição eclesiástica. A diocese de Xingu-Altamira passa a integrar a província eclesiástica de Santarém (PA), criada neste mesmo dia.

A Prelazia do Xingu, no Pará, foi criada em 1934, pelo Papa Pio XI e confiada aos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo, que a conduziram até 2015. Depois da renúncia de dom Erwin Krautler, o franciscano dom João Muniz Alves foi nomeado bispo da Prelazia, em dezembro de 2015.

Dom João Muniz Alves

Dom João Muniz Alves nasceu na localidade de Carema, no município de Santa Rita, no Maranhão, em 8 de janeiro de 1961. Emitiu seus primeiros votos na Ordem dos Frades Menores em 1986 e os votos solenes em 1991. Foi ordenado 4 de setembro de 1993. Depois de estudar filosofia e teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, em Teresina, obteve o Mestrado em Filosofia e Mestrado e doutorado em Teologia Moral em Roma, pela Pontifícia Universidade Lateranense, em 2007.

Em 2014 foi visitador geral da Província franciscana de Moçambique. Foi guardião da Paróquia Nossa Senhora da Glória de São Luís do Maranhão, vigário paroquial, formador e professor de teologia moral. Em 23 de dezembro de 2015, o Papa Francisco, acolheu a renúncia de Dom Erwin Kräutler da Prelazia do Xingu e o nomeou como bispo prelado. Seu lema episcopal é: Louvado sejas, meu Senhor.

Saudação a dom João Muniz Alves

Estimado irmão, Dom João Muniz Alves,

Graça e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia de sua nomeação como bispo da recém criada diocese de Xingu-Altamira nesta quarta-feira, 6 de novembro.

Ainda vivenciando os ecos do Sínodo para a Amazônia que conclamou a Igreja a uma conversão à Ecologia Integral, agradecemos o cuidado e o zelo pastoral à frente da extinta prelazia do Xingu (PA) que sempre manteve o compromisso de caminhar junto aos povos tradicionais na defesa de seus direitos e saudamos a sua nomeação como bispo desta nova Igreja particular que se confronta com os desafios de zelar da nossa Casa Comum.

Que Nossa Senhora da Amazônia o anime na sua missão.

Com nossas preces,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB