Papa Francisco encontra Grão Imame de Al-Azhar na Santa Marta


 


O Grão Imame Ahmed Al Tayyeb veio à Italia participar do encontro “Pontes de Paz” realizado em Bolonha, promovido pela Arquidiocese de Bolonha e pela Comunidade de Santo Egídio.


 


Jackson Erpen – Cidade do Vaticano


O Papa Francisco recebeu em audiência privada na tarde desta terça-feira, 16, na Casa Santa Marta, o Grão Imame de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyeb. A informação é da Sala de Imprensa da Santa Sé. O teor do colóquio não foi divulgado. A Universidade de Al-Azhar, no Cairo (Egito), é a maior autoridade do Islã sunita.


Os dois líderes já haviam se encontrado em outras ocasiões. Em 25 de maio de 2016, um primeiro encontro no Vaticano, de 25 min, foi um passo importante na consolidação das relações com a Igreja Católica. “O nosso encontro é uma mensagem”, disse na ocasião o Imame.


 


O Papa e o líder islâmico “destacaram o grande significado deste novo encontro no quadro do diálogo entre a Igreja Católica e o Islã”, e falaram “principalmente sobre o tema do comum esforço das autoridades e dos fiéis das grandes religiões para a paz no mundo, a rejeição da violência e do terrorismo, a situação dos cristãos no contexto dos conflitos e das tensões no Oriente Médio e a sua proteção”, disse na época uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé.


Francisco e Al Tayyeb também haviam se encontrado quando da visita do Pontífice ao Egito, em abril de 2017. Um novo encontro realizou-se no Vaticano em novembro de 2017, antes da Conferência “Oriente e Ocidente, diálogo de civilização”, promovida em Roma pela Comunidade de Santo Egídio.


O Imame participou nestes dias do Encontro “Pontes de Paz”, realizado em Bolonha, para o qual o Papa Francisco enviou uma mensagem no último domingo. Esta manhã, o líder sunita foi recebido pelo presidente italiano, Sergio Mattarella.