Pastoral de Comunicação Nordeste 1 realiza encontro virtual

Por: Jornalista Mychelle Santos – ASCOM Diocese de Crato

Durante a manhã desta quarta-feira, 16 de junho, a Coordenação da Pastoral de Comunicação do Regional NE 1 (composta pelas pelas nove Dioceses do Ceará) estiveram reunidos, de forma on-line.

Com a presença dos coordenadores diocesanos e também dos assessores eclesiais da PASCOM, os membros partilharam a cerca das programações diocesanas realizadas em virtude do Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), celebrado no último dia 16 de maio. De formas distintas, e dentro das realidades enfrentadas em casa região, devido a Pandemia da Covid-19, todas as Diocese do Regional puderam celebrar este momento.

Outro ponto importante da reunião, foi o repasse das decisões tomadas no encontro do Conselho Episcopal Regional (CONSER), realizado entre os dias 8 e 10 de junho. A partir das discussões, o Conselho escolheu três ações que devem ser colocadas em práticas. A atenção foi para a última das três ações: “Comunicar nossa fé, fortalecendo a Igreja Doméstica através das mídias sociais, assessorada pela PASCOM”.

A decisão é resultado do trabalho árduo e colaborativo dos agentes da pastoral de Comunicação de todas as paróquias e Dioceses, que sobretudo durante o período de pandemia desempenharam importante papel no anúncio da Palavra, na formação e na informações das comunidades

“O CONSER girou em torno do serviço da Pastoral de Comunicação. É uma realidade que não dá para voltar atrás. Esse é o grito do ‘Inter Mirifica’ que agora é uma realidade presente em toda igreja, e que nós agora devemos nos organizar para colocar em prática”, comentou o Padre Luciano Lima Verde, Assessor Eclesiástico da Pastoral de Comunicação na Diocese de Quixadá.

Outro ponto tratado durante o encontro virtual foram os quatro eixos de trabalho da Pastoral de Comunicação: Formação, Produção, Articulação e Espiritualidade. A partir de cada eixo, fora apresentado as atividades a serem desenvolvidas ao longo desde ano de 2021.