Reunião de grupos e escolha dos desafios para composição dos pilares é destaque no terceiro dia de Assembleia do Regional NE 1

O terceiro dia da Assembleia Regional iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida por dom Leomar Brustolin e concelebrada por dom Antônio Roberto Cavuto, bispo de Itapipoca e dom Ailton Menegussi, bispo de Crateús. A liturgia teve como responsável a diocese de Itapipoca.

Foto: Vanusa Linhares – Itapipoca

Durante a manhã foi realizado as conclusões do JULGAR, que consistiu na abordagem das DGAE, ministrada por dom Leomar, bispo auxiliar de Porto Alegre. Ao final da palestra, dom Vasconcelos, presidente do Regional, agradeceu em nome de todos os participantes. No período da tarde a plenária foi direcionada para composição de 10 grupos. A tarefa central desses grupos foi responder a indagação: “Considerando as novas Diretrizes, levando em conta os quatro pilares, que desafios identificamos para a ação pastoral das nossas dioceses?”. Cada grupo sugeriu dois desafios para cada pilar: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

No final da tarde a plenária dos grupos foi o grande destaque. Os grupos apresentaram seus relatórios das atividades. Feito esse momento o grupo de assessores começaram a elaboração da compilação de sugestões para serem apresentadas durante a manhã do domingo. O restante dos participantes foram conduzindo para a capela, onde foi realizada às vésperas seguida por uma Vigília Missionária pelo Mês Missionário Extraordinário.

A noite cultura oferecida pela diocese de Quixadá foi marcada pela homenagem à ir. Rosália Alencar Alves, que durante 19 anos atuou como secretária executiva do Regional. Entre canções e palavras de agradecimentos, as pastorais, movimentos e organismos foram se alternando para agradecer toda a dedicação, companheirismo e profissionalismo da homenageada.

Coletivas de Imprensa

Durante as tardes dos dias 18 e 19 foram realizadas as coletivas de imprensa com os bispos do Regional e a imprensa local. As coletivas abordaram temas como: objetivo e programação da assembleia; Diretrizes da Ação Evangelizadora; Documento de Fortaleza e Avaliação das Diretrizes do Regional e tiveram como entrevistados os bispos: dom Valdemir Vicente, dom Gilberto Pastana, dom André Vital e dom Edimilson Neves. A mediadora das coletivas foi a jornalista, Patrícia Silva. A Pascom Diocesana de Quixadá transmitiu a coletiva através de sua rede social e a Rede de Comunicadores compartilharam através das dioceses cearenses.

Acompanhe o matéria: https://www.facebook.com/dioquixadaoficial/

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação Regional