São Bernardo Doutor da Igreja

      No dia 20 de agosto a Igreja Católica celebra a Festa de São Bernardo, Abade e Doutor da Igreja. Nasceu no ano 1090 perto da cidade de Dijon na França. Filho de uma família nobre na qual recebeu educação esmerada. Aos 22 anos deu adeus ao mundo junto com outros 30 jovens e entrou no novo mosteiro do Cister, recém-fundado por São Roberto (1098). Admitido no ano 1111 entre os Monges Cistercienses foi eleito três anos depois, abade do Mosteiro de Claraval. Exerceu uma notável influência na formação espiritual dos seus irmãos religiosos. Foi autor de muitas obras de teologia e ascética. São Bernardo pode ser considerado o segundo fundador da Ordem Cisterciense. Quando ele entrou na Ordem a mesma tinha somente vinte membros e um mosteiro. Eleito Abade da nova fundação de Claraval, durante os 30 anos que durou sua direção a Ordem cresceu até 165 mosteiros, dos quais 68 fundados por ele. Mais de 900 monges fizeram sua profissão religiosa nas mãos de Bernardo. (cf. Dicionário dos Santos, Santidrián & Astruga, Edtora Santuário, 2004, p.36). Ele foi pregador, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de papas, reis, bispos e pacificador de políticos. Escreveu obras cheias de otimismo e de doçura, como “Tratado do amor de Deus” e “Cântico dos Cânticos”, que é uma declaração de amor a Maria. (cf. Breve Bibliografia dos Santos, Paulus, 2013, p. 14). Com 56 anos ajudou na organização da segunda Cruzada para libertar os Santos Lugares do poder dos muçulmanos. Porém, o resultado desse Cruzado foi um fracasso total.

O grande poeta Dante mencionou Bernardo na famosa “Divina Comédia”. Chamado “o último dos Padres” por sua doutrina e pelos seus escritos. Morreu aos 62 anos em Claraval em 20 de agosto de 1153 rodeado pelo afeto e admiração dos seus monges. Foi elevado às honras dos altares doze anos depois sendo canonizado em 1174. Foi proclamado Doutor da Igreja em 1830. Sua espiritualidade centra-se na humildade de Cristo esplendor do Pai. Sua devoção mariana chega até nós hoje em orações e jaculações escritos por ele. Deixou profunda marca na história da espiritualidade católica. Seus escritos revelam amor profundo aos mistérios da humanidade do Salvador.

São Bernardo foi um homem de profunda fé e intensa vida espiritual no qual se destacam  um espírito de oração, fervoroso e intenso ministério, boníssimo testemunho de vida simples, total doação aos seus monges e aos pobres e abandonados, um orador sacro de grandes recursos, profundo conhecedor da Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras.  A vida monástica deve muito a ele. Suas obras exerceram uma grande influência na Igreja. Foi chamado pelo Papa Pio XII “O último dos Padres da Igreja, e não o menor”. Foi canonizado em 1174 e Proclamado “Doutor da Igreja” em 1830.

Imagens: Igreja São Bernardo em Fortaleza (internet)

                                                  Pe.  Brendan Coleman Mc Donald

                                              Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1