São Sebastião


 


No dia 20 de janeiro de 2018 a Igreja Católica celebra a Festa de São Sebastião. Segundo Santo Ambrósio, São Sebastião nasceu em Milão provavelmente em 256 e faleceu no ano 288. Esse jovem mártir oferece a imagem popular da iconografia, com o corpo atravessado por flechas. Ele era capitão do exército romano. Sofreu o martírio durante o reinado de Diocleciano. Foi enterrado no cemitério da Via Ápia, próximo à basílica de seu nome. Sebastião era amigo do imperador e foi promovido à capitão por Diocleciano que desconhecia  ser ele um cristão. Usando sua patente militar Sebastião teria aproveitado para socorrer os cristãos. Além disso, fazia um apostolado missionário tentando converter soldados e prisioneiros. Entre seus convertidos encontramos o governador de Roma e seu filho Tibúrcio, que foram martirizados por ordens do Diocleciano.


Quando Diocleciano descobriu as atividades de Sebastião fez tudo para que nosso santo abandonasse sua fé. Todos os esforços do Imperador foram em vão. Destituído então de oficial, foi entregue a um pelotão de soldados que o despiram, amarraram a uma árvore, e transformado em alvo dos arqueiros, teve seu corpo varado por flechas. Então os arqueiros o abandonaram, julgando o morto. Porém, Irene, mulher do mártir Cástulo foi ao lugar da execução na calada da noite para sepultar o cadáver de Sebastião.  Descobriu o ainda com vida e sem demora o levou para sua casa onde, com tratamento, sua saúde foi restabelecida.  Sebastião então foi procurar o Imperador para condenar seus atos contra pessoas inocentes. Outra vez condenado à morte veio a falecer entre terríveis tormentos por volta de 288.


Seu culto é muito antigo e muito popular não só em Roma, mas também em outras igrejas do Ocidente. É padroeiro de inúmeras igrejas e capelas espalhadas por todos os Estados do Brasil especialmente Rio de Janeiro. Aqui no Ceará podemos citar os seguintes lugares entre outros onde nosso santo é venerado: Apuiarés, Cuncas (Barro), Choró, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Icapuí (Manibú), Monsenhor Tabosa,Mulungu, Nova Olinda, José de Alencar (Iguatu), Lima Campos (Ocó), fazenda Falcão (Quixeramobim), Pedra Branca, Candeia São Sebastião (Baturité), Laranjeiras (Banabuiu), Campanário (Uruoca), Dom Quintino (Crato), Sítio Areias (Abaiara), Itapipoca (segundo padroeiro) etc. Os pormenores de seu martírio, porém, só chegaram até nós no século V através do jovem Arnóbio. Sobre o lugar de sua sepultura foi levantada uma maravilhosa basílica que perpetua sua memória e propõe seu exemplo de herói. O grande bispo de Milão, Santo Ambrósio, numa famosa homilia, teceu os melhores elogias a Sebastião.


Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1