Spadaro: a voz profética da Igreja na Amazônia

“A ecologia integral significa uma visão que é tipicamente católica que une o homem, a terra, Deus “. Palavras do padre Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civiltà Cattolica” em uma entrevista ao Vatican News

Cidade do Vaticano

Ao falar sobre os primeiros dias do Sínodo para a Amazônia ao qual participa como membro nomeado pelo Papa Francisco, padre Antônio Spadaro é claro: “Está andando muito bem, principalmente porque percebe-se uma grande energia. Parece-me que isso seja a chave deste encontro, uma energia capaz de exprimir a riqueza dos territórios de proveniência dos Pastores, uma energia manifestada de muitas maneiras, até mesmo com o canto!”. Padre Spadaro detêm-se em particular no “grande desejo de anúncio da Palavra de Deus e de questões sobre perguntas verdadeiras, sobre como viver a Igreja em seus territórios”.

Spadaro: “Profecia” é a palavra chave deste Sínodo. Há necessidade de entender como a Igreja e como o Evangelho, que a Igreja testemunha, possam mudar a realidade, como possam influenciar também na vida social, política, ecológica dos territórios. O Evangelho como palavra viva, não como palavra morta.

O Evangelho como palavra viva capaz de chegar ao coração das pessoas. Neste sentido falou-se também da importância da Eucaristia, ou sejam da necessidade de chegar aos territórios com grandes dimensões…

Spadaro: Há uma exigência pastoral profunda que se manifesta nas palavras dos bispos que algumas vezes falam de suas experiências: é como se na Itália tivesse, por exemplo, 60 padres, proporcionalmente ao seu território. Precisa-se proclamar a Palavra de Deus, mas também viver a Eucaristia, portanto não só momentos juntos de oração, mas também, momentos juntos de celebração dos Sacramentos.

O que o senhor nos diz sobre a ecologia integral?

Spadaro: A ecologia integral é uma ideia que une a vida, a nossa religiosidade, o nosso modo de viver ordinariamente o território, que não é simplesmente alguma coisa material, então ecologia integral significa uma visão que é tipicamente católica que une o homem, a terra, Deus. Esse é um grande apelo que se destaca desde a proclamação deste Sínodo, porque nos ajuda a entender como tudo está relacionado.

O que estão manifestando os representantes das populações indígenas presentes neste Sínodo?

Spadaro: Uma presença viva, um testemunho da sua experiência. Devemos ouvir. Este é um outro tema importante do Sínodo: a escuta.