23ª Assembleia Regional de Pastoral é aberta na diocese da Tianguá

Ao findar da tarde do dia 19/10 aconteceu a Solene Eucaristia de abertura da 23ª Assembleia Regional de Pastoral, presidida por dom Edimilson Neves, bispo de Tianguá.

Por: Alex Ferreira, setor de comunicação do regional 

Crédito foto capa: Mychelle Santos, diocese do Crato 

A 23ª Assembleia Regional de Pastoral (ARP)  com o tema “A Igreja no Ceará e o processo de sinodalidade das Comunidades Eclesiais Missionárias”  e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, foi solenemente aberta com a Celebração Eucarística realizada no Santuário Eucarístico, na cidade de Tianguá, com a presença de inúmeros leigos e leigas, religiosos e religiosas, sacerdotes e bispos vindos de todas as diocese do Estado. A ARP volta a ser realizada depois de 16 anos na diocese, a última foi em 2007, sob o pastoreio de dom Javier Hernández, hoje bispo emérito.

Dom Edimilson Neves, bispo diocesano de Tianguá, presidiu a Celebração Eucarística e falou sobre sua caminhada como participante de várias assembleias de pastorais, “alegro-me em reencontrá-los. quis a providência divina que nós iniciássemos a nossa assembleia aqui, nesse Santuário, o lugar de adoração, o lugar de encontro pessoal com Ele que é a razão de tudo”.   

Ao final da Celebração foi realizado um momento de adoração ao Santíssimo com a presença dos bispos, padres e todo o povo de Deus.

Acompanhe a Solene Eucaristia 

SOLENIDADE DE ABERTURA 

ORAÇÃO INICIAL 

A Solenidade de Abertura da Assembleia Regional ocorreu no Auditório Dom Javier Hernández, localizado no Instituto Educacional. A abertura se deu no primeiro momento com um momento de oração, transmitido através das redes sociais da dioceses e do regional. Um dos pontos marcantes foi a entrada dos brasões das dioceses do Ceará, trazidos pelos coroinhas da diocese de Tianguá e da Cruz com relíquias de Santos e Santos.

COMPOSIÇÃO DA MESA

Padre Magalhães, secretário executivo do regional, fez as motivações de acolhida aos participantes e convidou para compor a mesa a presidência do regional, o administrador apostólico da arquidiocese de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques; dom Edimilson Neves; pe. Edson Bantim (assessor regional); pe. Anchieta (coordenador de pastoral de Tianguá) e pe. Patriky Samuel (subsecretário adjunto da CNBB Nacional).

Crédito: Pascom Diocesana de Tianguá

Acompanhe a Solenidade de Abertura