59ª Assembleia Geral da CNBB, conheça o perfil do episcopado cearense

 Durante os dias 25 a 29 de abril de 2022 será realizada a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em formato virtual. Acompanhe o perfil do episcopado cearense.

 

por: Setor de Comunicação do Regional 

Circunscrições Eclesiásticas

A Igreja no Ceará possui 09 circunscrições eclesiásticas, ou seja, territórios ou “Igrejas Particulares” confiada aos cuidados de um bispo. Segundo o site da CNBB “a circunscrição eclesiástica pode ser uma prelazia, uma diocese, arquidiocese, eparquia ou exarcado para fiéis de ritos específicos, e também circunscrições que não tem uma limitação territorial, como a administração apostólica pessoal”.

O Regional NE 1 é composto pelo estado do Ceará, tendo as circunscrições eclesiásticas  divididas assim: 08 são dioceses e 01 arquidiocese.

Dioceses vacantes

No Regional existem duas dioceses vacantes, ou seja, sem o bispo titular à frente do governo. Neste período de sede vacante, “a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um bispo nomeado pelo Papa”, conforme site da CNBB.

São elas:

  1. Diocese de Iguatu (CE)
  2. Diocese de Quixadá (CE)

Curiosidades

1 – O Regional possui 07 bispos titulares, 02 auxiliares, 11 bispos eméritos e 02 administradores diocesanos;

2 – Quatro bispos com mais de 90 anos: dom Adélio Tomasin (91), dom Adalberto de Paula (93), dom Benedito Francisco (93) e dom Edmilson da Cruz (97).

3 – A Diocese do Ceará foi criada em 1853 por um decreto do Imperador Dom Pedro II. Em 06 de junho de 1854, o papa Pio IX expediu a Bula Pro animarum salute, criando a Diocese.

4 – A Diocese do Ceará, com a criação das dioceses de Crato e Sobral, foi elevada à Arquidiocese de Fortaleza, em 10 de novembro de 1915, pela Bula“Catholicae Religionis Bonum” do Papa Bento XV.

5 – Em 1939, deu-se criação da diocese de Limoeiro do Norte; em 1960, a criação da diocese de Iguatu e em 1963 foi criada da diocese de Crateús e em 1971 as dioceses de Itapipoca, Quixadá e Tianguá.

Fonte: Site da arquidiocese de Fortaleza

Imagem: Assembleia Regional de Pastoral – 2019