Em assembleia, catequistas estudam o Projeto Diocesano de Formação de Iniciação à Vida Cristã, na diocese de Crato


Momento formativo. (Foto: Patrícia Silva)


 



Este fim de semana está sendo de formação para coordenadores de catequese das paróquias da diocese de Crato que participam, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, da Assembleia Diocesana realizada sábado (23) e domingo (24). O encontro reúne cerca de 150 participantes e tem como principal objetivo o estudo do Projeto Diocesano de Formação de Iniciação à Vida Cristã.


O Projeto é assinado pelo bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, e tem como missão “ajudar os membros da Igreja a se encontrarem com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo”.

Participaram leigos, religiosas e padres que atuam na catequese. (Foto: Patrícia Silva)


A data estipulada para que o Projeto entre em vigor é primeiro de julho deste ano e a expectativa, segundo a coordenadora diocesana da catequese, irmã Francineuda da Silva, é que haja uma maior dinamicidade e engajamento de fiéis na vida da comunidade paroquial. “Este projeto suscita em nós uma esperança muito grande, dá um novo vigor a nossa catequese. A maneira como ele nos motiva a trabalhar nas comunidades envolve a nós, os catequizandos e a comunidade de modo geral, por isso esperamos que ele venha multiplicar todo o trabalho que já vem sendo feito, unindo mais ainda e engajando mais pessoas no que diz respeito à participação da vida paroquial”, expressou.


Os catequistas também enxergam com esperança o novo proposto pelo Projeto. Para Cícera Dias, da Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte,


ele trará mudanças necessárias. “Estamos apostando que será uma grande mudança na catequese, esperando que realmente aconteça de forma harmoniosa em toda a diocese”, disse. Já para Diego Fernandes, da Paróquia Santo Antônio, de Antonina do Norte, uma das maiores contribuições será a unidade no caminho de evangelização. “Ele nos apresenta uma maneira bem sistematiza de nos colocar, como diocese, em um caminho de unidade. Esse projeto é uma unificação das forças”, afirmou.

Assessora da assembleia. (Foto: Patrícia Silva)


Até amanhã, os catequistas participam de formações assessoradas por Abadias Pereira, do Centro Catequético Paulinas, e de momentos de espiritualidade. A programação também conta com reunião entre as foranias para articulação do andamento da catequese nas paróquias e a calendarização das formações sobre o Projeto de Iniciação à Vida Cristã em nível de forania.


Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE