Encontro das Pastorais Diocesanas é realizado em Crateús


  No último sábado (16/03), no Centro de Treinamento Dom Fragoso, Crateús-CE, foi realizado o I Encontro das Pastorais Diocesanas no ano de 2019.Contando com a presença de padres, religiosos e religiosas, agentes e coordenadores de pastoral, em uma média de duzentas pessoas, o encontro teve início com uma partilha feita pelo bispo, Dom Ailton Menegussi, que falou da proclamação feita pelo Papa Francisco tornando o mês de outubro de 2019 o Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da MISSIO AD GENTES e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.



    Em seguida, dividido por pastoral/grupo, cada um em um local, foi possível um debate entre os membros que culminou com um resumo que foi recolhido pela secretaria.



   À tarde, após o almoço, houve uma partilha feita por um representante de cada área da Diocese, momento que foi seguido pela fala do Pe. Donizete destacando a situação preocupante de Quiterianópolis com os rejeitos de minério deixados pela mineradora e irmã Onete falou a respeito da situação das desapropriações para a construção do Lago de Fronteiras, em Crateús.


 


     Ao final, feitos os comunicados, Dom Ailton destacou a importância do – cuidado com o cuidador – uma preocupação com todos que acolhem, ouvem, trabalham, mas, muitas vezes, deixam de lado o cuidado consigo.

Que Deus abençoe a todos(as) que, com seus dons e limitações, dedicam seus esforços à evangelização.


 


Imagens: Ismael Alves – Pastoral da Comunicação