Encontro dos Religiosos Presbíteros debate sobre identidade e missão da vida consagrada


Encontro dos Religiosos Presbíteros debate sobre identidade e missão da vida consagrada


A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) assumiu, no Plano Trienal (2016-2019) entre as inúmeras atividades programadas, a realização do I Encontro Nacional dos Religiosos Consagrados Presbíteros. Com o tema “Religiosos Presbíteros: Identidade e Missão na Igreja do Brasil” e o lema “Não fostes vós que me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15,16), uma das propostas é fortalecer a vivência de “relações humanizadas” para que os religiosos possam ser mais felizes e comprometidos com a missão.


A presidente da CRB, irmã Maria Inês afirma estar ciente de que os novos tempos continuam trazendo coisas novas à Vida Religiosa Consagrada. Ela também acredita que isso acaba trazendo desafios na busca de maior comunhão com Deus, com a criação e, sobretudo, na busca de melhores relações interpessoais, fora e principalmente dentro da vida comunitária.


“Sentimo-nos interpelados a incentivar, apoiar, propor e fortalecer iniciativas que nos ajudem na vivência de relações humanizadas, para que os religiosos possam ser mais felizes e comprometidos com a missão, deixando-se conduzir pelo novo que surge e aquece a Vida Religiosa Consagrada, por meio da cultura do encontro, da escuta e do diálogo com o diferente”, declara a irmã.



Irmã Maria Inês, presidente da CRB. Crédito: Luiz Lopes Jr/CNBB


Impulsionada por tal motivação, a CRB convoca todos os religiosos consagrados presbíteros para participar do encontro, que se realizará de 10 a 13 de setembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). As inscrições são pagas e podem ser feitas até o dia 10 de agosto no site da CRB Nacional.


“A importância desse evento para a Vida Religiosa Consagrada é justamente aprofundar a reflexão da Vocação do Religioso Presbítero que muito poderá enriquecer a Igreja com os seus carismas especialmente na dimensão profética e missionária.  A Vida Religiosa Consagrada surgiu exatamente onde a vida mais clama,  onde a carência de Missionários se torna mais aguda e as fronteiras existenciais e geográficas mais pedem a presença da Igreja”, finaliza irmã Maria Inês.


Cronograma –  Como parte da programação do encontro além de motivações, orações e debates acerca do tema, os participantes também terão contato com quatro conferências. As duas primeiras serão realizadas no dia 11/07. A primeira terá início às 08h45 com o tema “O protagonismo da Vida Religiosa Consagrada na História da Evangelização do Brasil” e contará com a assessoria do frei Sandro da Costa. A segunda conferência será sobre “Vida Religiosa Consagrada, realidade estruturante da Igreja” e contará com a assessoria da irmã Anette Havenne, prevista para ocorrer às 14h30.


As duas últimas serão realizadas no dia 12/07. A primeira do dia, às 08h45 tem como tema “A Eclesiologia da Lumen Gentium e a contribuição do papa Francisco” e será assessorada pelo padre Mário França Miranda. Já a segunda acontecerá às 14h30 e tem como tema “Identidade e missão do religioso presbítero”, e será assessorada pelo padre Sérgio Carrara. Nos outros dias do evento também estão programados trabalhos em grupo.


Confira a programação completa no site da CRB Nacional.