Memorial reúne objetos que contam a história da Diocese de Crato

Por: Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação
A Diocese de Crato se aproxima das comemorações pelos 106 anos de sua criação. No decorrer deste tempo, foram preservados elementos que mantém viva momentos e personagens importantes que narram a história desta Igreja diocesana, fincada no Sul cearense.

O Palácio Episcopal foi, por anos, a casa oficial dos bispos, acolhendo três, dos seis que aqui serviram. Hoje, sede da Cúria Diocesana, o espaço foi restaurado e um vasto acervo de objetos litúrgicos e paramentos foram encontrados e agora estão expostos em um memorial.

Auxiliar administrativo do Economato e responsável por essa organização, Wandemburgo Santana explica como surgiu a ideia. “O palácio sempre reuniu um grande acervo de objetos dos bispos que aqui moravam, Dom Francisco, Dom Vicente e Dom Newton. Todo esse acervo estava guardado aqui nos armários e, por serem objetos que estavam em um ótimo estado de conservação e que contam a história da Diocese, surgiu a ideia de fazer essa exposição no Palácio que foi, por quase setenta anos, a casa oficial dos bispos.”

Quem for à Cúria Diocesana, poderá visitar o local e conhecer um pouco mais da história da Diocese ou dar play no vídeo e fazer uma visita online.