Diretrizes do Regional

Todos sonham com sua casa própria e por ela devem zelar. Todos nós somos responsáveis por nossa “Casa Comum”, lugar singular no mundo cósmico para nossa sobrevivência, lar que Deus deu à humanidade e a todos os seres vivos da terra.

A Igreja nos chama hoje, como chamou outrora Francisco de Assis, a reconstruir a Sua casa: a casa da fraternidade, da partilha, da misericórdia, a casa do amor-ágape.

Esta casa tem como alicerce Cristo. Ninguém pode pôr outro alicerce (Cf. I Cor 3, 11); esta casa, como a Jerusalém celeste, é aberta a todos e para todos os lados (cf. Ap 21, 12-13)

Estrategicamente ela deve ser construída em cidades grandes ou importantes, como na época apostólica: Jerusalém, Éfeso, Corinto, Colossas, Roma! Pelas cidades correm os rios, “Rios de Água Viva!” (Cf. Ez 47, 7-12). Lamentamos que a realidade dos nossos rios hoje seja tão diferente, mesmo assim a metáfora ainda é válida. Das cidades, do mundo urbano, se propagam as ideias, a mentalidade contagiante.

Esta casa deverá ser construída com “pedras vivas” como queria São Pedro (cf. I Pd 2,5), a pedra escolhida por Jesus para construir a sua Igreja (Cf. Mt 16,18-20); pedras polidas e escolhidas como nos falou o Pastor de Hermas em sua Nona Parábola.

Esta casa deverá ser edificada com quatro pilares:

  • O Pilar da Palavra – Palavra de Deus, que como semente, será lançada no processo da Iniciação à Vida Cristã, numa catequese de espírito catecumenal, como nos primórdios da Igreja.
  • O Pilar do Pão – Pão vivo descido do céu! Pão da Eucaristia. Pão da espiritualidade viva, encarnada, comunicação do Espírito Santo. Espiritualidade experimentada numa liturgia sem rubricismos nem exibicionismo. Liturgia pura que motiva vocação profética (Cf. Is 6, 1-3).
  • Pão da Caridade – A maior de todas as virtudes (I Cor13), critério último da nossa salvação (Mt 25, 31ss). Compromisso com a vida plena, vida em abundância, desde a concepção até a morte natural. Caridade sinônimo de misericórdia e promoção humana na fidelidade à Opção Preferencial pelos Pobres.
  • Finalmente, o Pilar da Ação Missionária – É impossível conviver nesta casa sem assegurar uma estrutura que garanta o acolhimento de todos. É impossível fazer a experiência do Deus que é amor e não proclamar sobre os telhados a Sua existência e ação. A missão é característica da catolicidade da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.

“O Espírito Santo e nós”, as nove Igrejas Particulares do Ceará que formamos o Regional Nordeste 1 da CNBB, reunidos em Quixadá, em comunhão com o Papa Francisco vivenciamos a 22a Assembleia Regional de Pastoral, assessorada por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, a quem somos eternamente gratos. Em um Caminho Sinodal, avaliamos nossos erros e acertos, detectados os desafios, os meios e os recursos humanos que temos para construirmos juntos, sob as graças de Deus esta tão sonhada e maravilhosa casa.

Arregaçamos as mangas e nos comprometemos em pôr mãos à obra ainda que dure uma eternidade.

Que este subsídio seja nosso guia a nos conduzir nesta meta de comunhão e participação.

+José Luiz Gomes de Vasconcelos

Presidente do Regional Nordeste 1 e Bispo Diocesano de Sobral-CE

Na integra: 

Diretrizes Ceará 2019-2023