Início Quem Somos

Quem Somos

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – Regional Nordeste 1

HISTÓRIA

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB,  foi criada a 14 de outubro de 1952. Dez anos depois, com a aprovação do Plano de Emergência,  na 5ª Assembléia Geral da CNBB, realizada no Rio de janeiro  de 2 a 5 de abril de 1962, deu-se a criação dos Secretariados Regionais, pensados dentro de uma visão pastoral como descentralização, prolongamento e desdobramento orgânico do Secretariado Geral. Assim, estaria possibilitada a realização da pastoral de Conjunto em todo o território nacional, partindo das necessidades e problemas comuns às Dioceses integrantes de cada Regional.

Em 1964, na VI Assembléia Geral Ordinária da CNBB, realizada em Roma, em setembro/outubro, durante o Concílio Vaticano II, foram votados os desdobramentos de alguns Secretariados Regionais. Na sessão plenária do dia 30 de setembro de 1964, foi aprovado o desdobramento do Secretariado Regional Nordeste, em três Regionais: Nordeste 1 (Maranhão, Piauí e Ceará); Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas); e Nordeste 3 (Bahia e Sergipe).O objetivo principal  do primeiro Plano de Pastoral do Nordeste 1 foi: “ Criar meios e condições para que a Igreja Regional  se ajustasse o mais rápido possível à imagem da Igreja do Concílio Vaticano II” pois  era objetivo do Plano de Pastoral Orgânica de 1968:” ser presença de Igreja como fermento no desenvolvimento da região nordestina, segundo os desígnios de Deus.”

Conforme o Plano de Emergência da CNBB, que designava para estar á frente do Regional o bispo Diocesano titular da Sede do Regional, assumiu o cargo  de Secretário Regional do Nordeste, Dom Eugênio de Araujo Sales, então Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal e bispo auxiliar de Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas.

Na XVI Assembléia Geral do Regional Nordeste 1, realizada em Teresina-PI, de 4 a 9 de janeiro de 1980, foi votado pelos participantes do Regional Nordeste 1 o desdobramento do próprio Regional, passando a se chamar Nordeste 1, somente o Estado do Ceará. Os Estados do Maranhão e Piauí constituíram o Regional Nordeste IV. Tal votação foi ratificada pela Assembléia da CNBB Nacional, realizada em Itaici – São Paulo, de 5 a 14 de fevereiro do mesmo ano.

O Ceará abrange nove Dioceses: Fortaleza (Arquidiocese); Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá.

A primeira Assembléia Geral do Regional, realizou-se, na Diocese de Limoeiro do Norte, no período de 1 a 4 de novembro de 1980, denominada, por analogia, como Assembléia Constituinte do Regional Nordeste 1/Ceará.

Presidências da Regional Nordeste 1

Dom Aloisio Lorscheider

1980

Vice-Presidente: Dom Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago
Sub-Secretários: Pe. Marcelino Sivinscki, Irmã Therezinha Lima e Irmã Neiva Lobato Sampaio

Dom Francisco Benedito Albuquerque

1995-2000

Vice-Presidente: Dom Javier Hernandez Arnedo
Sub-Secretária: Maria Elisian de Carvalho

Dom Aldo de Cillo Pagotto

2000-2003

Vice-Presidente: Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Sub-Secretária: Ir. Rosália Alencar

Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques

2003-2011

Vice-Presidente: Dom José Haring
Secretários Gerais:
Dom Sérgio da Rocha (2003 a 2007)
Dom Antonio Fernando Saburido (2007 a 2009)
Dom Antonio Roberto Cavuto (2009-2011)
Sub-Secretária: Ir. Rosália Alencar

Dom José Haring

2011-2015

Vice-Presidente: Dom João José Costa
Secretário Geral: Dom Antonio Roberto Cavuto
Sub-Secretária: Ir. Rosália Alencar

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

2015-2019

Vice-Presidente: Dom Ângelo Pignoli
Secretário Geral: Dom Antônio Roberto Cavuto
Sub-Secretária: Ir. Rosália Alencar