Bispos e Dioceses – Quixadá

Dom Aurélio Pinto de Sousa

Nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE). É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o ensino médio no Colégio municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993. 

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003 e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, então bispo de Tianguá. 

Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.  

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.  

Ao regressar para o Brasil após cursar doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início deste ano é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 é professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza. 

Nomeação: 10 de maio de 2023

Ordenação: 15 de julho de 2023

Posse: 05 de agosto de 2023

 

Dom Angelo Pignoli – bispo emérito 

Dom Angelo Pignoli, italiano, nascido no dia 4 de dezembro de 1946 em Cappella Picenardi (Cremona – Itália). Ordenado Sacerdote 19 de março de 1976. Eleito bispo Diocesano de Quixadá a 03 de janeiro de 2007. Ordenado Bispo a 11 de março de 2007. Empossado como 3º Bispo de Quixadá a 25 de março de 2007.

Atividades antes do Episcopado

Pároco em Orlândia, Diocese de Franca-SP; Vigário Geral e Pároco da Catedral de Franca-SP; Pároco da Paróquia Menino Jesus, Franca-(SP; Pároco em Nuporanga, Diocese de Franca-SP; Coordenador da Pastoral Vocacional; Vigário Episcopal para o Caminho Neocatecumenal; Reitor do Seminário Nossa Senhora do Patrocínio, Diocese de Franca-SP; Coordenador Diocesano de Pastoral; Pároco da Paróquia de Santana, Diocese de Franca-SP.
Estudos: Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada, em Brodowsky (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Site da Diocese

www.diocesedequixada.org.br

Dom Adélio José Tomasin, PSDP – Bispo Emérito 

Data de Nascimento: 27/04/1930
Ordenação Presbiteral: 26/03/1955
Nomeação Episcopal: 16/03/1988
Ordenação Episcopal: 26/03/1988
Posse na Diocese de Quixadá: 26/05/1988
Renúncia: 03/01/2007

Dom Adélio José Tomasin , bispo emérito de Quixadá, é de origem italiana da província de Vicenza. Estudou o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara e por conseguinte foi ordenado sacerdote em seguida. Primeiramente foi reitor da Casa de Formação de Roncá em Verona. Passou por Uruguai e em seguida no ano de 1962 chega a primeira vez ao Brasil indo residir em Porto Alegre,cidade esta na qual fundou o Centro Social Padre João Calábria. Retornar ao exterior mais precisamente Londres, para fazer estudo de linguística. Depois de Londres foi morar na Nigéria onde foi diretor de um instituto.

Em 1972 regressa à Itália onde lá assume o cargo a ele confiado de Superior Geral  da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Regressa ao Brasil no ano de 1984 onde retornar à Porto Alegre. Em 16 de Março de 1988 é nomeado então como Bispo para até então sede vacante Diocese de Quixadá.  Toma posse na Diocese de Quixadá no dia 26 de Maio e desde então começa uma série de transformações e inovações na Diocese.  Entre suas principais benfeitorias estão o Hospital-Maternidade Jesus, Maria e José, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, o Santuário N.Sra. Imaculada Rainha do Sertão, bem como também a consolidação do Seminário Maior Diocesano de Quixadá e muitas outras obras que inspiradas por Deus foram executadas por Dom Adélio.

Aos 77 anos de idade no dia 3 de Janeiro de 2007 teve sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI. Com seu bispado Dom Adélio transformou não somente a realidade eclesial, mas com suas ideia inovadoras e sua visão de futuro conseguiu mudar a vida de uma cidade, melhorando sua condição econômica, educacional, e não somente de Quixadá, mas de uma região inteira do Sertão Central. Atualmente como bispo emérito de Quixadá Dom Adélio exerce a função de Chanceler na Faculdade e Instituto Técnico Cisne, nova faculdade que foi confiada aos cuidados do mesmo e que cada vez mais gera desenvolvimento para a cidade.

Informações: Diocese de Quixadá