57ª AG – 2019: Levantamento aponta número de bispos estrangeiros que atuam no Brasil


Levantamento aponta número de bispos estrangeiros que atuam no Brasil


O professor Dr. Fernando Altemeyer Junior, do Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realiza há mais de 20 anos um trabalho de atualização de estatísticas e nomes do episcopado brasileiro. Nesta semana, quando ocorre a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida (SP), ele apresentou novos números em sua página do Facebook, traçando um perfil do episcopado brasileiro vivo em 2019 por lugar de nascimento.


Na pesquisa, o professor aponta que os bispos católicos na ativa são oriundos de 23 estados brasileiros (259 brasileiros – 83,5% do episcopado) e 12 países (51 bispos – 16,5% do episcopado).  Entre os nascidos fora do Brasil há grupo de italianos, espanhóis, alemães e poloneses. O levantamento, feito em 01º de maio, contempla o episcopado brasileiro na ativa, membros da CNBB com voz e voto, somando 310 bispos vivos de todas as arquidioceses, dioceses, ordinariatos, administração apostólica, eparquias, exarcado e prelazias que compõem a CNBB.


De outras nacionalidades dos atuais bispos na ativa membros plenos da CNBB, com voz e voto, tem-se:


27 italianos 
6 espanhóis 
6 poloneses 
3 belgas 
2 alemães 
1 cabo-verdiano
1 irlandês 
1 egípcio
1 francês 
1 libanês 
1 maltês 
1 uruguaio


*O levantamento cruza os dados disponíveis nos Diretórios Anuais da CNBB, boletins e informativos da CNBB e das dioceses brasileiras.