Ampliada das CEBs do Regional NE I Ceará avalia Intereclesial e projeta ações para 2018


 


 


 


 



A Coordenação Ampliada das CEBs do Regional NI se reuniu neste sábado (03), em Fortaleza, na sede da CNBB, com objetivo de encaminhar as ações pertinentes à vida orgânica do Regional, como também avaliar o processo do 14º Intereclesial de Londrina e a participação dos delegados e delegas do Ceará que, no saldo geral, os delegados apontaram como positivo a experiência da acolhida nas famílias, as discussões temáticas e a infraestrutura. Contudo, a unanimidade em observar a necessidade de se rever a metodologia, através de um processo de avaliação mais consistente, a ser feito pela Ampliada Nacional, visando, para além do evento, a promoção das bases neste momento histórico com sua dimensão politica, social, econômica, tecnológica e eclesial.


Após releitura dos compromissos constantes na Carta do 14º Intereclesial, partilha das reflexões e apontamentos feitos pela Ampliada, elencou-se algumas prioridades a serem trabalhadas na perspectiva de fortalecimento das CEBs do Ceará: círculos bíblicos, trabalho com as juventudes e formação fé/politica. Além deste tripé, como forma de intensificar a mensagem pastoral do Papa Francisco, que completa 05 anos, as CEBs do Ceará, na edição do material do Tríduo da Festa da Santíssima Trindade deste ano, introduzirá as principais mensagens constantes do Evangelli Gaudium, primeira exortação apostólica de Francisco, para serem trabalhadas na base afim de provocar a construção do tão sonhado projeto de “Igreja em saída”.


Os 50 anos da Conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín também será ponto de reflexão durante o tríduo, assim como os elementos de discussão sobre a superação da violência, propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através da Campanha da Fraternidade deste ano.


Em tempo: No inicio do encontro, a Ampliada rezou pela recuperação da irmã de caminhada Ana Lourdes, que encontra-se hospitalizada num leito de UTI recuperando-se de um AVC hemorrágico.


Por: Carlos Jardel