Arcebispo emérito de Pouso Alegre (MG) será sepultado nesta terça, 3 de abril


 


 


Arcebispo emérito de Pouso Alegre (MG) será sepultado nesta terça, 3 de abril


O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado celebrou na manhã deste segunda-feira, 2 de abril, a primeira missa de Exéquias na Catedral Metropolitana. A missa foi concelebrada pelo Bispo Emérito de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, pelo cabido metropolitano e por alguns padres do clero arquidiocesano.


O corpo de Dom Ricardo chegou na Catedral Metropolitana por volta das 09h30, vindo de Monte Sião, onde estava sendo velado desde a tarde de ontem.


Em sua homilia, Dom Majella afirmou que Dom Ricardo “procurou viver a vida de santidade que todos nós cristãos somos chamados a viver. A nossa perfeição consiste na nossa união com Deus. Dom Ricardo expressou essa união na sua fidelidade, no ministério, no seu sorriso, numa vida interior. Pela sua vida interior ele era feliz. Dom Ricardo buscava cultivar essa vida interior. Conversa com Deus na alegria, sofrimento, dor. Assim Dom Ricardo fazia”.


O Arcebispo também lembrou que a vida de Dom Ricardo foi marcada por momentos de Getsêmani e de Tabor.


“Dom Ricardo viveu muitas incompreensões, muitas dores. Soube estar unido à Deus. O silêncio inquietava muitas pessoas, mas era um silêncio de prece, silêncio de quem estava contemplando o Senhor, de quem estava unido à Deus”, afirmou.


Ao final da Missa, o Bispo Emérito de Taubaté, Dom Antônio Afonso de Miranda, fez a encomendação do corpo.


Seu sepultamento será na terça-feira (03), após a missa das 14h, na Crípta da Catedral. Ainda são vários horários de missa: dia 02: 17h; 19h; 21h30 ; 23h30; dia 03: 7h; 9h; 12h;14h.


(Texto e foto: Pe. Andrey Nicioly, de Pouso Alegre/MG)


Mensagem de condolências da CNBB:


Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho


 


Brasília, 01 de abril de 2018


  Caro Irmão, dom José Luiz Majella Delgado.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com pesar a notícia do falecimento de dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, arcebispo de Pouso Alegre (MG), ocorrido na madrugada deste domingo, 01 de abril.


Manifestamos a nossa solidariedade fraterna aos familiares, aos Cônegos Premonstratenses e às comunidades da Arquidiocese com os nossos cumprimentos nesta hora em que todos celebram a Páscoa desse nosso Irmão.


Recorremos às palavras do Papa Francisco, proferidas no início da homilia do dia de Finados do ano passado: “Hoje, todos nós estamos aqui reunidos em esperança. Cada um de nós, no próprio coração, pode repetir as palavras de Jó […]: ‘Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra’. A esperança de reencontrar Deus, de nos reencontarmos todos, como irmãos: e esta esperança não desilude”.


Na despedida desse nosso Irmão, vamos vale a pena recordar a beleza e a profundidade do seu lema episcopal: “Caritas christi urget” (“O Amor de Cristo nos impele”). Uma convicção pronunciada pelo Apóstolo Paulo, com a palavra e com a vida. Uma expressão forte de alguém que se reconhece radicado no amor de Cristo que suscita, todos os dias, motivos para realizarmos a missão que o Batismo nos confere.


Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações. Em Cristo,


Dom Leonardo Ulrich Steiner


Bispo auxiliar de Brasília


Secretário-Geral da CNBB