Bispos do Movimento dos Focolares reunidos na Áustria


 


Até 1º de agosto, 64 bispos (entre os quais cardeais da Cúria e núncios apostólicos) de 31 países e quatro continentes irão viver alguns dias de experiência de Igreja universal entre bispos em Stiria.


 


Cidade do Vaticano


O encontro dos bispos membros do Movimento dos Focolares teve início na segunda-feira, 23, na cidade austríaca de Seggau.


Até 1º de agosto, 64 bispos (entre os quais cardeais da Cúria e núncios apostólicos) de 31 países e quatro continentes irão viver “alguns dias de experiência de Igreja universal entre bispos em Stiria”, lê-se no comunicado publicado no site da diocese austríaca.


“A tradição destes encontros episcopais teve início há decênios, quando a fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich (1920-2008), convidava alguns bispos ligados ao Movimento para passar alguns dias na Suíça ”, explica a nota.


Mais tarde, foi o então bispo de Aquisgrana, Dom Klaus Hemmerle (falecido em 1994), a iniciar e moderar estes encontros que têm “um caráter deliberadamente privado” e são realizados anualmente em diferentes locais.


O objetivo é “aprofundar o carisma da unidade, cultivar a partilha entre os bispos em nível mundial e passar alguns dias em comunhão fraterna”.


No sábado, 28 de julho, Dom Wilhelm Krautwaschl, bispo da Diocese de Graz-Seckau, celebrará junto aos irmãos no episcopado uma Missa na Basílica de Seckau, “para a qual todos aqueles que desejam participar” são convidados.


O Movimento dos Focolares na Áustria conta com 1.300 membros e mais de 20 mil simpatizantes.