“Campanha para a Evangelização”


 


Há alguns anos a Igreja no Brasil celebra durante as três semanas iniciais do Advento, tempo litúrgico de preparação para o Natal, a Campanha da Evangelização.


Esta campanha é realizada para maior conscientização de todos os fieis, quanto à sua participação, como discípulos missionários de Jesus, de sua mesma obra: o anúncio do Evangelho.


Jesus definiu sua própria missão nesta terra como o anúncio do Evangelho do Reino de Deus, por ela se empenhou até o extremo e a confiou aos seus apóstolos, após consumar sua missão na cruz e na ressurreição, dando-lhes a ordem de ir ao mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda criatura, enviando sobre eles o Espírito Santo, protagonista primeiro da mesma missão.


Neste ano, a Campanha para a Evangelização de 2018 acontece em sintonia com a Exortação Apostólica do papa Francisco: Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual, com o lema “Evangelizar partindo de Cristo”.


Sua abertura será realizada na Festa do Cristo Rei e Dia dos Cristãos Leigos e Leigas, encerramento do Ano Litúrgico, no dia 25 de novembro. A conclusão acontece no terceiro domingo do Advento, dia 16 de dezembro, quando deve ser realizada, em todas as comunidades católicas, a Coleta para a Ação Evangelizadora no Brasil, que pretende apoiaras inúmeras iniciativas da Igreja no Brasil no serviço da evangelização, da dinamização das pastorais, na luta pela justiça social, nas experiências missionárias das Igrejas irmãs e na missão ad gentes. O gesto concreto de colaboração na Coleta da Campanha para a Evangelização será partilhado,solidariamente, entre as arquidioceses, dioceses e prelazias, os 18 regionais da CNBB e o Secretariado-geral da CNBB.


“A Igreja no Brasil,mais uma vez, faz um forte apelo para que nossas comunidades locais se motivem na comunhão e na participação para que, por meio dessa partilha, muitas iniciativas de evangelização sejam fortalecidas”.


Todos os que participam da graça que é ser cristão são responsáveis para levar ao mundo o Evangelho que é salvação em Cristo para as pessoas e toda a sociedade humana.


E como fazer isto? Pela pessoal dedicação ao testemunho e anúncio da Fé a partir de Cristo, como dizia o Papa São João Paulo II, oferecendo respeitosamente, à inteligência e liberdade das pessoas, o dom do Evangelho. Além da própria ação pessoal diária, o cristão participa com sua colaboração também material para que a Igreja, com suas ações pastorais,evangelize até os mais distantes, os mais necessitados, os que ainda desconhecem a Cristo, chegando a todas as realidades da vida humana.


Do próprio Jesus ouvimos: “Dai de graça o que de graça recebestes.” (Mt 10,8) E a responsabilidade nos constrange pois: “A quem mais é dado, mais lhe será pedido.” (Lc 12, 48)


“Deus,nosso Pai, quereis a salvação de todos os povos da Terra. Nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam avida que de vós provém. Nós vos pedimos que nossos projetos evangelizadores sirvam para nossa santificação e da sociedade inteira que, assim, será justa, fraterna e solidária. Nós vos pedimos que, em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil, cresça o sentimento de partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.” (Oração da Campanha da Evangelização)


+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza