Capacitação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Iguatu


Aconteceu nos dias 17,18 e 19 de maio no auditório do C.S.U na cidade de Icó uma capacitação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Expectação, na cidade de Icó, que faz parte da Diocese de Iguatu,  do Regional Nordeste 1 da CNBB.

Esta formação contou com cerca de cinquenta novos agentes da Pastoral da Sobriedade, que irão se organizar para realizarem os trabalhos pastorais:


1. Na PREVENÇÃO ao uso de drogas.


2. Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.


3. Na RECUPERAÇÃO do dependente químico.


4. Na REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade.


5. Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.


6. E início nas atividades, de forma concreta, através da abertura do GRUPO DE AUTO-AJUDA DA SOBRIEDADE na Paróquia.




A porta de entrada para o desenvolvimento destas linhas de ação é o Grupo de Auto-Ajuda da Pastoral da Sobriedade – GAA.


  • O GRUPO DE AUTO-AJUDA É A IDENTIDADE DA PASTORAL.


O Grupo de Auto-Ajuda atua: – na Prevenção e na Atuação Política quando, por ser pastoral orgânica desenvolve ações interligadas e age interligando as demais Pastorais, Movimentos e Ministérios dentro da Paróquia, quando, por ser Pastoral Social, busca ser causa de transformação pessoal, comunitária e da sociedade pela promoção de ações concretas em favor da Vida junto à iniciativa privada, escolas públicas, e governos. O GAA atua na Intervenção , Recuperação e Reinserção familiar quando exerce ação terapêutica e de evangelização, que traduzida na Terapia do Amor, trabalha para a sobriedade do dependente e sua família, simultaneamente durante as reuniões semanais do Grupo de Auto-ajuda e também atua enquanto pastoral de inclusão quando objetiva a inserção de cada participante tanto nas demais pastorais e atividades existentes na paróquia assim como na sociedade.


  • A PASTORAL DA SOBRIEDADE


A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química.


É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.


Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.


Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.