Clero da Diocese de Zé Doca (MA) visita Juazeiro do Norte e Crato



 



Após participarem de retiro espiritual, que aconteceu em Fortaleza (CE), vinte e três padres da Diocese de Zé Doca (MA), acompanhados do bispo, Dom João Kot, resolveram esticar a viagem até o Cariri, para conhecer a Terra do Padre Cícero, da qual muitos só ouviram falar.


O ônibus chegou a Juazeiro do Norte por volta das 20h30 deste domingo (31). E cedo, o bispo já estava presidindo missa na Capela do Socorro.


“Grato pela acolhida e por começar esse dia de hoje aqui, onde esse grande homem foi sepultado”, disse Dom Kot, um polonês, cuja voz pode ser facilmente confundida com a do bispo emérito de Crato, Dom Fernando Panico.


Dentre os sacerdotes peregrinos, um tem raízes familiares em Assaré e Tarrafas: Padre Agnaldo Costa Oliveira. A primeira vez que veio ao Cariri, no entanto, foi em meados de 2016. “Meus pais escolheram celebrar, aqui, os quarenta anos de casados. E eu presidi a Missa”, contou.

(Missa na Capela do Socorro, em Juazeiro. Foto: Rozelia Costa)


Da Capela do Socorro, a romaria seguiu para o Horto. O pároco-reitor da Basílica, Padre Cícero José, acompanhou o percurso, que incluiu as três voltas no cajado do “padrinho”, foto segurando a sua mão e visita ao “Museu Vivo”, no qual está exposta boa parte dos objetos que pertenceram a ele.


Na Igreja dos Franciscanos, outra tradição foi cumprida: as três voltas na estátua de São Francisco, com direito ao famoso “buzinaço”.


A peregrinação foi concluída ao meio-dia com visita à Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. O bispo Dom Gilberto Pastana e o cura da Sé, Padre José Vicente, recepcionou a comitiva, que retorna ao Maranhão nesta segunda (1º) à noite.


Padre Francisco de Assis, da cidade do Junco (MA), disse ter ficado feliz em visitar a terra do Padre Cícero, que  considerou “um exemplo de sacerdote a ser seguido”. “Estou feliz em mais uma vez visitar a terra do Padre Cícero, um homem tão importante para a Igreja com seu exemplo de acolhida ao povo, os seus preceitos ecológicos e seus ensinamentos”.


Para saber mais:


A Diocese de Zé Doca (MA) tem 61 anos de criação. É composta de vinte municípios numa área geográfica de 35.100 Km², parte deles estão na região do Litoral, parte estão ao longo dos 260 Km da BR-316 (de Bom Jardim até Boa Vista do Gurupi) e outros estão na região da mata e faz parte da Amazônia Legal. Ao todo são vinte Paróquias. O bispo Dom João Kot foi nomeado para a Diocese em julho de 2014.


Continue lendo aqui: http://diocesezedoca-ma.blogspot.com/p/historico-da-diocese-de-ze-doca-ma.html


Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação com colaboração de Aline Salustiano e Rozelia Costa/Basílica Santuário