Colaboradores na CNBB Matriz vivenciam as estações da Via Sacra


Colaboradores na CNBB Matriz vivenciam as estações da Via Sacra


Neste tempo da Quaresma, uma iniciativa tem marcado as manhãs de sexta-feira na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Matriz: a meditação da Via-Sacra. Desde o dia 26 de fevereiro, os departamentos da entidade, cada um responsável por uma estação, preparam com carinho e simbolismo a reflexão dos passos da Paixão de Cristo em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2018 “Fraternidade e superação da violência”.


A cada sexta-feira, três estações e um momento privilegiado de encontro, partilhas, meditação, oração e preparação para o ponto alto das celebrações cristãs: a festa da Páscoa. E a meditação da Via-Sacra é, portanto, “caminho da ressurreição”, como ensina o subsecretário-ajunto geral da CNBB, padre Nequinho, lembrando das concepções mais antigas que consideravam apenas o trajeto rumo à crucificação, à morte. “Ali não é o fim”, ressaltou.



Via Sacra na CNBB Matriz. Foto: Assessoria de Imprensa CNBB/Luis Lopez


Testemunhos de vida – Superação da violência é a temática proposta pela CNBB para o tempo quaresmal e assumida pelos colaboradores nas reflexões da Via-Sacra. Em cada estação, com os vários tipos de violência lembrados nos textos motivacionais, são colocados diante da cruz ensinamentos sobre a necessidade de conversão de vida e testemunhos relacionados às situações apresentadas.


No dia 2 de março, por exemplo, as equipes da Secretaria Técnica, do CDI e da Imprensa ressaltaram o olhar de Maria diante da violência e a necessidade de apoio e cuidado com os irmãos, além de convidarem à partilha a respeito das “lágrimas que devem ser enxugadas”.


Segundo o Luiz Carlos da Silva, do Setor de Compras da entidade, um dos coordenadores da iniciativa, tocada pela Equipe de Liturgia, o processo da Via Sacra com os colaboradores mostrou a importância de viver com intensidade o período da Quaresma. As últimas estações da Via Sacra – a 12ª e a 15ª – serão vivenciadas no próximo dia 28/03